São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Jorge é um homem livre'

OTÁVIO DIAS
DO ENVIADO A SALVADOR

Casada com Jorge Amado há 51 anos, foi Zélia Gattai, 80, quem, durante a manhã de ontem, informou à imprensa sobre a evolução do estado de saúde do escritor.
Pouco depois das 8h, ela surgiu na varanda do hospital Aliança, em Salvador, ao lado dos filhos João Jorge e Paloma. A angioplastia começaria em instantes.
Às 10h30, ela voltou sorridente e anunciou: "A artéria já foi desobstruída. O sangue está correndo livremente, não foi necessário fazer cirurgia".
Às 12h15, informou à Folha: "Está quase acabando. Estou renascida. A gente tem muita coragem, mas só na cara, porque por dentro é aquele sofrimento".
"Agora Jorge é um homem livre, poderemos viajar sem preocupação. Ele vai voltar a escrever e eu também." Segundo Zélia, Amado quer terminar o livro "Bóris, o Vermelho", iniciado em 1982, e escrever um romance sobre a guerra do poder entre a igreja e os coronéis no interior baiano.
Às 12h30, Zélia voltou a surgir na varanda e, batendo palmas, anunciou o final da angioplastia. "Terminou. É menino!" Por volta das 13h, desceu ao hall do hospital. "Estive com Jorge. Ele sorriu, e eu disse que, agora, lhe daria todos os carinhos. Jorge respondeu: 'Como sempre"'.

Texto Anterior: Intervenção em Amado é satisfatória
Próximo Texto: Ballet Kirov deve voltar ao Brasil em 1998
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.