São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curdos pró-Iraque abandonam represa

Milhares fogem para o Irã

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Guerrilheiros curdos pró-Iraque abandonaram ontem uma represa estratégica e a cidade de Rania, no norte do país, após violentos confrontos com facção rival.
Milhares de combatentes do Partido Democrático do Curdistão (PDC) fugiram dos ataques da União Patriótica do Curdistão (UPC), supostamente apoiada pelo Irã, na represa Dukan.
Os combates também provocaram a fuga de civis curdos para o Irã. Até 15 mil refugiados entraram no país, segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados.
"Eles estão cruzando a fronteira desde o sábado passado, mas há muitos mais esperando para fazer o mesmo", disse Laurens Jolles, da agência da ONU. O Irã afirmou que 40 mil tentam entrar no país.
Os combates de ontem coincidiram com um encontro entre Massoud Barzani, líder do PDC, e o secretário-assistente de Estado dos EUA Robert Pelletreau. Em agosto passado, o PDC, apoiado por Bagdá, expulsou os seus rivais de Arbil, a principal cidade curda no norte do Iraque. A aliança levou os Estados Unidos a atacar o Iraque.

Texto Anterior: Chirac pede Estado palestino a Israel
Próximo Texto: Combates param negociação de cessar-fogo no Afeganistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.