São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senadores rejeitam redução de salários

Comissão impede fim de subsídios

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado rejeitou ontem projetos que reduziam a remuneração dos parlamentares. Os projetos eram de autoria dos senadores Roberto Freire (PPS-PE), Coutinho Jorge (PSDB-PA) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE)
O relator Edison Lobão (PFL-MA) deu parecer contrário a todos, argumentando que, segundo a Constituição, os parlamentares não podem alterar seus vencimentos numa mesma legislatura -eles são fixados de uma legislatura (quatro anos) para a seguinte.
Freire e Coutinho Jorge queriam a extinção do 13º salário dos parlamentares. "O que nós recebemos não é salário, é subsídio. Acho que a eliminação do 13º enalteceria nossa função", disse Freire.
Ele propôs a eliminação da ajuda de custo quando a convocação extraordinária for de iniciativa do Congresso -só haveria pagamento extra em caso de convocação pelo presidente da República.
O projeto de Lúcio Alcântara propunha também a eliminação das ajudas de custo no início e no final de cada legislatura.

Texto Anterior: FHC diz que não cede a parlamentares
Próximo Texto: Câmara adia votação sobre 52 TVs pagas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.