São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência atinge até as cooperativas

DA REPORTAGEM LOCAL

A inadimplência no pagamento das mensalidades escolares atinge hoje até mesmo as cooperativas de ensino, instituições sem fins lucrativos geridas pelos próprios pais de alunos ou por professores.
Segundo Wanda Perez Morales, 43, diretora da Cooperativa Educacional da Cidade de São Paulo, a taxa de inadimplência chega a 5%.
Wanda afirma que a escola não adota nenhuma medida punitiva para cobrar dos pais as mensalidades atrasadas. "Tentamos sempre negociar com os pais para chegar a um acordo e receber as mensalidades atrasadas", afirma.
Segundo a diretora, até hoje não houve nenhum caso de cobrança judicial de mensalidades na cooperativa.
Mensalidades
A cooperativa cobra neste ano mensalidades de R$ 354,00 para os alunos do jardim-de-infância à 4ª série primária e de R$ 398,00 para os alunos de 5ª à 8ª séries.
A mensalidade é equivalente às cobradas por escolas particulares de médio porte, ou até metade das cobradas por escolas particulares de primeira linha.
"O nosso preço não está tão diferente do das outras escolas, porque o nosso objetivo principal é qualidade de ensino", afirma a diretora.
A mensalidade da escola é definida no início de cada período letivo, logo depois do dissídio dos professores, com base na planilha com previsões de gastos, que são rateados entre todos os alunos. A administração da escola é gerenciada por um conselho de cinco pais, eleitos em assembléias dos cooperados a cada triênio.
Os conselheiros não são remunerados, mas a escola tem também funcionários trabalhando em alguns cargos de administração.
Única cooperativa
A escola é a única cooperativa de ensino atualmente em atividade na cidade de São Paulo. De acordo com os dados da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), existem hoje pelo menos 10 cooperativas de ensino funcionando em todo o Estado.
A cooperativa de São Paulo foi fundada em 1992 e iniciou suas atividades em 1993 com 122 alunos. A escola tem atualmente 332 alunos matriculados.

Texto Anterior: UNE quer 'SPC' escolar
Próximo Texto: Procon faz alerta sobre desconto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.