São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NICOLETTE

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

A escocesa Nicolette vem da tradição de grandes cantoras negras reveladas em discos de grupos hype -o Soul 2 Soul inaugurou a moda em 89 e depois o clã Massive Attack assumiu a tarefa.
Ela se projetou cantando no segundo disco do grupo, "Protection". Agora criou asas e lança (só lá fora) "Let No One Live Rent Free in Your Head", em que prova que não era só uma voz afinada -ela compôs todas as canções.
Nicolette procura manter, ainda, o referencial obsessivamente cool fundado pelo Massive Attack, mas é cool sem fazer tanta força.
O que sobressai aqui é o apreço pelo minimalismo tecno(pop). Tudo no CD é simplificado, minimizado, em canções que se apóiam no ritmo, não na melodia.
A tática se revela faca de dois gumes. Abre alas para a voz exótica aparecer e escapar do estereótipo negro -é frágil, nada potente como costumam ser as vozes negras.
Mas a relativa despreocupação melódica e o minimalismo esbarram não raro na repetição exaustiva, na monotonia. Assim, faixas que primam minimamente pela melodia -como "No Government", do filme "Missão Impossível"- são as que se destacam.
Como compositora, oscila entre o dom algo infantilóide de letras pacifistas e certo amargor ("Meu pai se foi, meus amigos têm câncer, Kurt fugiu deste mundo racista"). Nessa gangorra ela vai.
(PAS)

Disco: Let No One Live Rent Free in Your Head
Artista: Nicolette
Lançamento: Talking Loud (importado)
Preço: R$ 27
Onde encontrar: Bizarre (tel. 011/220-7933)

Texto Anterior: BLACK NENEH CHERRY
Próximo Texto: SUZANNE VEGA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.