São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curdos chegam a um acordo de cessar-fogo

Americano mediou negociação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As duas facções curdas em guerra no norte do Iraque chegaram a um acordo de cessar-fogo que deveria ser anunciado no final da noite de ontem.
A informação, divulgada pela agência de notícias "France Presse", era baseada em afirmações de um integrante da reunião, na Turquia, entre líderes curdos e o enviado especial norte-americano, Robert Pelletreau.
Pelletreau, subsecretário do Departamento de Estado dos EUA, havia anunciado pela manhã que Massoud Barzani, líder do Partido Democrático do Curdistão (PDC), e Jalal Talabani, da União Patriótica do Curdistão (UPC), tinham acertado um "cessar-fogo".
O PDC, aliado do Iraque, expulsou a UPC, pró-Irã, de Arbil, principal cidade curda do norte Iraque, em agosto. A aliança com Saddam Hussein levou os EUA a bombardearem o sul do Iraque.
Há duas semanas, a UPC de Talabani lançou uma contra-ofensiva, reconquistando cidades-chaves, como Suleimania. Os confrontos obrigaram milhares de curdos a fugir para o Irã.

Texto Anterior: Elizabeth 2ª anuncia visita de FHC
Próximo Texto: Crescem queixas de fraude na Nicarágua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.