São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996 |
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Congestionamentos aumentam 19% e atrapalham o transporte coletivo
ROGÉRIO GENTILE
Em 1994, os engarrafamentos atingiram uma média de 66,1 km de manhã e 96,2 km à tarde. Os dados de 1996 (até setembro) mostram que a média passou para 75,3 km e 114,8 km, respectivamente. A cada ano, a frota de veículos, estimada em 4,5 milhões, é acrescida de 300 mil. Uma das consequências é que, há dois anos, cada ônibus conduzia 598 passageiros por dia. Hoje, como há menos viagens devido ao trânsito, cada um transporta 550. Como o número de usuários aumentou, mais 916 ônibus foram colocados nas ruas, piorando ainda mais o trânsito. A candidata do PT à prefeitura, Luiza Erundina, diz que vai apoiar a construção de novas linhas do metrô e melhorar os trens. Ela pretende retomar a municipalização do transporte coletivo (ônibus) e ajudar a fazer o rodoanel viário. Erundina propõe ainda a criação de corredores de carga com rotas e horários determinados. Celso Pitta (PPB) diz que vai implantar na cidade o veículo leve sobre pneus (VLP), o fura-fila. O sistema transportaria 30 mil pessoas por dia, a um custo dez vezes menor do que o do metrô. Pitta considera importante a construção de novas vias. Ele também pretende apoiar a construção do anel viário. Texto Anterior: Portadores de HIV recebem coquetel Próximo Texto: Trânsito em pontes começa a ficar lento antes do nascer do sol Índice |
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