São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
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Congestionamentos aumentam 19% e atrapalham o transporte coletivo

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os congestionamentos de São Paulo, entre as 17h e as 20h, aumentaram 19,3% nos dois últimos anos, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego. No pico da manhã, entre as 7h e as 10h, o trânsito piorou em 13,9%.
Em 1994, os engarrafamentos atingiram uma média de 66,1 km de manhã e 96,2 km à tarde. Os dados de 1996 (até setembro) mostram que a média passou para 75,3 km e 114,8 km, respectivamente.
A cada ano, a frota de veículos, estimada em 4,5 milhões, é acrescida de 300 mil. Uma das consequências é que, há dois anos, cada ônibus conduzia 598 passageiros por dia. Hoje, como há menos viagens devido ao trânsito, cada um transporta 550.
Como o número de usuários aumentou, mais 916 ônibus foram colocados nas ruas, piorando ainda mais o trânsito.
A candidata do PT à prefeitura, Luiza Erundina, diz que vai apoiar a construção de novas linhas do metrô e melhorar os trens. Ela pretende retomar a municipalização do transporte coletivo (ônibus) e ajudar a fazer o rodoanel viário.
Erundina propõe ainda a criação de corredores de carga com rotas e horários determinados.
Celso Pitta (PPB) diz que vai implantar na cidade o veículo leve sobre pneus (VLP), o fura-fila. O sistema transportaria 30 mil pessoas por dia, a um custo dez vezes menor do que o do metrô.
Pitta considera importante a construção de novas vias. Ele também pretende apoiar a construção do anel viário.

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