São Paulo, sábado, 26 de outubro de 1996
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Projeto resgata as memórias do comércio

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

A memória às vezes engana a gente, que esquece um local, um rosto, uma frase. Dá raiva. Mas sempre é bom recordar, repassar o vivido, reaprender com o passado. É isso, de certa forma, que procura fazer o CD-ROM "Memórias do Comércio", que resgata um pedaço da história econômica brasileira.
O projeto, que inclui também livro (elegante e bem produzido), vídeo e exposição, foi realizado pelo Museu da Pessoa para a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Sesc, Senac e Sebrae.
A espinha dorsal do CD são os depoimentos de 61 personagens -vendedores e vendedoras, donos de lojas, livrarias, bares e restaurantes. Há tradicionais nomes brasileiros misturados a espanhóis, coreanos, turcos, judeus, italianos, romenos -uma amostra dos povos de São Paulo.
Alguns são conhecidos do público, estão em fachadas de lojas ou em grifes. Outros, menos conhecidos, também não deixam de contar histórias de locais que fazem parte da memória da cidade.
É esse o aspecto mais interessante -em alguns momentos, emocionante. O CD permite que o leitor/usuário bisbilhote passagens do cotidiano desses personagens, aprenda e se divirta com a vida vivida e contada.
Para isso contribui o encadeamento das perguntas e o formato em que os depoimentos são apresentados. A transcrição é praticamente literal, com as pausas e os cacoetes de linguagem de quem está pensando enquanto fala.
Os entrevistadores conseguiram deixar os personagens bem à vontade, divertidos e reveladores -Giovanna Kupfer, dona da Giovanna Baby, por exemplo, relata sua primeira e única bebedeira, aos dois anos e meio, com Chianti.
Além dos depoimentos, o leitor/usuário tem outras portas para conhecer o comércio, como locais (ruas famosas e emblemáticas da cidade, como a moderninha Augusta ou a casamenteira São Caetano) ou modalidades.
A desvantagem desse tipo de trabalho é exatamente o formato -não temos ainda o costume de ler no computador textos mais alentados. Também não é muito confortável.
Em compensação, os criadores fizeram um bom aproveitamento dos recursos de movimento, imagens e sons do CD-ROM. Há muitas fotos, pessoais e da cidade, vídeos, gráficos e animações.
As telas são bem-apresentadas, apesar do design tradicional. O usuário agradece os botões para sair, fechar, andar para cima ou para baixo nos textos e outros recursos que tornam a navegação pelo produto bem fácil.
Um trabalho dessa qualidade mereceria uma revisão mais atenta e rigorosa. Há muitos erros de português, encontráveis mesmo nos textos de referência.
A verificação das grafias também deveria ter sido mais acurada. Há nomes grafados de forma diferente, e imperdoáveis Bar Mitzvá e Bat Mitzvá (cerimônias judaicas) escritos com "s".
"Memórias do Comércio" será lançado na próxima quarta-feira, Dia do Comércio. A partir do dia 31, o CD poderá ser visto em exposição na galeria Sesc Paulista.

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