São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego é outro fantasma

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O fantasma do desemprego é quem mais assusta o governo. Uma pesquisa feita no ano passado com mil estatais mostrou que 35% delas nunca demitiram sequer um trabalhador.
Na cidade de Harbin (nordeste), cálculos do governo mostram que as indústrias estatais da região poderiam demitir um quinto dos seus empregados (330 mil pessoas) sem diminuir a produção.
Embora diminua a participação das estatais na produção industrial (48% em 1995, contra cerca de 80% no fim dos anos 70), elas ainda respondem pelo emprego de sete em cada dez operários.
Contando dependentes, cerca de 340 milhões de pessoas viveriam das indústrias estatais, num país de 1,2 bilhão de habitantes.
O governo chinês, em nome da estabilidade social, insiste no "gradualismo" e fracassa na hora de resolver um dos principais desafios em sua transição para o capitalismo.

Texto Anterior: China falha em plano para salvar estatais
Próximo Texto: Estatal eleva faturamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.