São Paulo, domingo, 27 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supercarros correm seu 'epílogo' em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Era perfeito, tentaram melhorar, e estragou. Assim pode ser traduzida a trajetória da mais interessante categoria que o automobilismo gerou nos últimos tempos.
O ITC (sigla em inglês para Campeonato Internacional de Turismo), que realiza hoje, em Interlagos, sua penúltima etapa do ano, está com os dias contados.
Duas das três fábricas que apóiam o evento já decidiram sair em 1997, deixando um buraco que dificilmente será contornado.
Custos, brigas por direitos de TV e até uma conspiração de Bernie Ecclestone, o chefão da F-1, seriam as razões de tal fracasso.
Na verdade, só o mercantilismo desenfreado pode explicar o fim de uma categoria que proporciona corridas disputadíssimas.
Derivado do DTM, o campeonato alemão de turismo, o ITC tem um regulamento único. Tudo que a F-1 já produziu e proibiu em termos de tecnologia embarcada está nos Alfas, Mercedes e Opels que compõem a categoria.
Toda essa modernidade, aliada a regras tradicionais como lastro nos carros vencedores e provas em duas baterias, atraiu o público e pilotos experientes.
A maioria vinda da F-1: Alessandro Nannini, J.J.Lehto, Nicola Larini, Bernd Schneider, Hans Stuck. Sem falar nos que estão indo, como Giancarlo Fisichella e Jan Magnussen, o futuro companheiro de Rubens Barrichello na Stewart.
A receita funcionou tão bem nos últimos anos que a FIA decidiu dar caráter internacional ao campeonato. As equipes cresceram, e os orçamentos ganharam nível de F-1, assustadores US$ 50 milhões.
Para piorar, a primeira incursão fora do cenário europeu promete decepcionar. O evento foi pouco divulgado em São Paulo.

NA TV - Globosat/Sportv, ao vivo, a partir das 13h; flashes na Globo

Texto Anterior: 'Sensibilidade é o problema'
Próximo Texto: Pilotos ficam deslumbrados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.