São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atores jovens se destacam no filme "Quem Matou Pixote?"

DA REPORTAGEM LOCAL

Estréia na próxima sexta-feira nos cinemas "Quem Matou Pixote?", que conta a história de Fernando Ramos da Silva, o garoto que viveu Pixote no filme homônimo e foi morto pela polícia.
"Quem Matou Pixote?" é o terceiro longa-metragem dirigido por José Joffily e ganhou seis prêmios no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pela escolha do público e do júri.
O festival também premiou os dois atores principais, Cassiano Carneiro, 22, e Luciana Rigueira, 18, que interpretam Fernando Ramos e sua mulher, Cida. Os dois jovens são realmente os destaques do filme, com atuações seguras e sem caricaturas.
O filme conta a vida de Fernando, garoto pobre que, aos 11 anos, foi escolhido para o papel-título do filme de Hector Babenco, "Pixote - A Lei do Mais Fraco" (1980).
Exibido em dezenas de países, "Pixote" foi incluído em várias listas de melhores filmes da década passada nos EUA e na Europa.
Esse sucesso não garantiu uma carreira para Fernando, que não conseguiu outros empregos de ator depois do filme. Quando teve alguma oportunidade, sua dificuldade para ler os textos impedia que decorasse as falas e acabou abandonado pelo cinema e pela TV.
Morando em Diadema, na Grande São Paulo, praticou furtos com os irmãos. Depois de ser preso e torturado, Fernando foi morto numa ação policial em 1987.
"Quem Matou Pixote?" mostra como Fernando e sua família viveram com a ilusão de conseguir dinheiro e fama. Quando é preso, ele sente o recalque dos policiais, que têm ódio dele por ter sido famoso.
O filme tem defeitos. Apesar de os garotos protagonistas atuarem bem, os outros atores parecem pouco à vontade em seus papéis. A exceção é Tuca Andrada, brilhante como o irmão mais velho.
Apesar da comovente vida de Fernando, o filme não chega a emocionar. Falta uma fluidez na trama que envolva o espectador.
O roteiro transforma a morte de Fernando numa ação de vingança pessoal de um investigador, o único policial que o persegue.
Mesmo adulterada na versão cinematográfica, a história de Fernando vale ser conhecida.

Texto Anterior: Primeiros socorros de corte e costura
Próximo Texto: Impotência com causa física, em geral, ocorre aos 60, não aos 17
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.