São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impotência com causa física, em geral, ocorre aos 60, não aos 17

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Vou fazer 17, tenho boa saúde, mas sou impotente. Tenho certeza de que o meu problema não é psicológico. Que especialista eu deveria procurar?"
resposta
Como é que o senhor tem certeza de que sua impotência não tem mesmo um componente emocional? Vamos tentar um acordo. Você abre mão das suas certezas, e a gente tenta considerar todas as possibilidades para o seu problema.
Algumas pessoas têm mesmo uma impotência (os médicos preferem o termo disfunção erétil) por causas físicas ou orgânicas. As principais delas são diabetes, hipertensão arterial, cigarros fumados por muitos anos, uso de algumas medicações e até pequenos "defeitos" na anatomia dos vasos sanguíneos que irrigam a região do pênis.
Só que todos esses problemas acontecem, em geral, em pessoas com mais idade (acima de 65 ou 70 anos).
Na adolescência, a maior parte das causas de impotência tem um componente emocional. É ansiedade de que as coisas não vão dar certo, medo de não saber bem como fazer, crise com a namorada, todas essas coisas que fazem parte de um processo normal de crescimento e aprendizagem.
Em todo caso, o que vale mesmo é a sua preocupação. Para tirar suas dúvidas de uma vez por todas, procure um urologista. Ele fará um exame clínico e perguntas do tipo se você tem ereção de manhã, se consegue ter ereção quando se masturba etc. Abra o jogo. Sem vergonha de dizer o que se passa com você.
E não se assuste se ele disser que talvez seja bom você conversar com um terapeuta. Ter dificuldades na esfera sexual nunca foi e nunca vai ser sinônimo de loucura. Loucura é não procurar ajuda. Certo?

Texto Anterior: Atores jovens se destacam no filme "Quem Matou Pixote?"
Próximo Texto: Padaria rende mais que pão na chapa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.