São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos 24 horas terão câmeras de vídeo e vigilante no Paraná

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A partir de 1º de janeiro de 97, os bancos no Paraná serão obrigados a ter uma câmera de vídeo e um vigilante dentro dos caixas eletrônicos e bancos 24 horas.
A medida consta do projeto do deputado estadual Carlos Alberto Richa (PSDB), aprovado e sancionado pelo governador do Paraná, Jaime Lerner, em 14 de outubro.
Richa disse que, com a lei sancionada, os bancos terão 75 dias para se adaptar à nova medida. A partir do início do ano, passarão a sofrer as sanções de advertência, multa de 100 mil Ufirs (cerca de R$ 80 mil) e interdição do caixa eletrônico ou banco 24 horas.
A fiscalização do cumprimento da medida será feita pela Secretaria da Segurança Pública.
"O que estamos pedindo é viável às entidades bancárias, que terão um custo irrisório para implantar o sistema de filmagem", afirmou o deputado. Ele não soube informar o custo de implantação do sistema. Em Curitiba, nenhum banco implantou o sistema até agora.
O assessor de imprensa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) Adilson Lorente disse que a determinação não vai impedir a realização de assaltos e vai encarecer o custo de serviços ao cliente.
Segundo ele, a solução para caixas eletrônicos é sua instalação em locais seguros, como shoppings centers e galerias. Aos clientes, a orientação da Febraban é que realizem operações durante o expediente comercial e, à noite, na presença de mais de uma pessoa.

Texto Anterior: Proposta é adotar escolas
Próximo Texto: Tubarão ataca dois surfistas de 16 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.