São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte de bebês aumenta desde agosto

ANDRÉ MUGGIATI
ENVIADO ESPECIAL A BOA VISTA

O aumento no número de mortes de bebês no berçário do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista (RR), começou no mês de agosto.
A informação consta de um relatório parcial divulgado pela equipe do Ministério da Saúde que fez uma vistoria no hospital, onde, só em outubro, 33 bebês morreram.
Os médicos da comissão chegaram à conclusão sobre o aumento no número de mortes após analisarem os prontuários médicos do hospital.
O relatório, porém, não especifica o número absoluto de bebês que morreram nos meses de agosto e setembro.
O relatório também aponta os principais problemas existentes na maternidade. Entre eles, está a falta de limpeza e desinfecção de superfícies e equipamentos.
A equipe do ministério apontou que não havia, no hospital, a conduta rotineira de lavar as mãos por parte de médicos e enfermeiras ao entrar no berçário.
Outro dado apontado é a falta de critérios para a internação no berçário, o que acabou contribuindo para a superlotação.
Segundo o relatório, os médicos também não registravam corretamente o que acontecia com cada bebê. "Com relação aos registros, a situação é caótica", diz o texto.
Detalhes importantes, como o histórico da gestação da mãe, a história do bebê a partir do nascimento e anotações sobre sua evolução clínica não são relatados nas fichas do hospital.
Outro problema da maternidade, segundo os técnicos, é a inexistência de uma comissão de infecção hospitalar, obrigatória desde 1992, por portaria do ministério.
A comissão que elaborou o relatório é constituída por dois técnicos da Coordenação Materno-Infantil e dois técnicos da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz).
Segundo o relatório, o hospital apresenta ainda problemas de gerência. "Não há quem defina e oriente as ações, não há uma estrutura de serviço que permita um atendimento de qualidade", diz o relatório.

LEIA MAIS sobre as mortes de bebês nas págs. 3 e 4

Texto Anterior: Hospital transfere 2
Próximo Texto: Família espera parto acampada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.