São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro terá conselho no Reino Unido

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O Brasil vai criar, no próximo dia 14 de novembro, o Conselho do Cidadão, um órgão de apoio a brasileiros que visitam ou moram no Reino Unido.
Hoje, cerca de 25 mil brasileiros moram no país. O conselho já existe nos Estados Unidos.
O objetivo é fornecer informações aos brasileiros e, se necessário, dar ajuda jurídica.
A Embaixada do Brasil começou a distribuir semana passada folheto informativo para brasileiros que procuram o órgão em Londres.
O objetivo é orientar os brasileiros sobre as competências do consulado e da embaixada, para que eles saibam qual dos dois locais procurar em casos de emergência.
"Há muita confusão entre o que faz o consulado e o que faz a embaixada", afirmou o embaixador do Brasil em Londres, Rubens Barbosa.
A assistência a cidadãos brasileiros no exterior é responsabilidade do consulado.
Diz o folheto: "A elas (repartições consulares) cabe auxiliar pessoas físicas ou jurídicas que necessitem de apoio institucional (...), tais como extravio de documentos ou bagagem, questões policiais, assistência médica etc."
A embaixada tem um papel de representante oficial do governo brasileiro. Por isso, no caso de problemas, os brasileiros têm que procurar o consulado.

Consulado Geral do Brasil em Londres - Tel. 44-171-9309055 (funciona 24h)

Texto Anterior: Biografia oficial não conta tudo de Pareja
Próximo Texto: Cirurgia vai retirar lâmina de 13 cm do cérebro de pintor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.