São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modernos mesmo são os artistas ingleses

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

A mostra "Jam" é de fato a primeira de seu tipo. É quase como uma revista em movimento, promovendo a integração entre diferentes áreas da comunicação, com alguns dos mais expressivos artistas desses segmentos.
A tarefa não é fácil, num momento em que o rótulo multimídia se desgasta a cada minuto e a interatividade promovida pela Internet atinge a todos.
Sem falar que "estilo" -uma das bases do triângulo instalado por "Jam", junto com música e mídia- é palavra até ingrata.
Um dos pontos de partida para "Jam" é o trabalho do stylist, o criador de imagens. Se uma tradução apressada pode tomá-lo por estilista, o stylist é quem concebe o resultado final de um produto, quando a imagem é o que realmente importa; texto e meio entram em segundo plano.
O stylist seria uma evolução do trabalho do editor de moda, nos anos 90.
Mais além. O stylist -palpiteiro profissional- mete sua colher em desfiles, capas de discos, convites, fotos e editoriais de revistas. Tudo o que compõe "Jam" -primeira celebração do trabalho do stylist, com crédito em cada obra.
Outro é trazer à tona, se não metodologias, os motivos de criação de artistas cujo resultado é desconcertante. Assim, no vídeo que introduz a exposição ao visitante, o casal Antoni & Alison dispara: "Unimos cabeças para criar alguma coisa que ninguém nos pediu".
Antoni & Alison são uma espécie de terroristas da moda, com frases e palavras de ordem que perturbam o establishment fashion, com ironia tipicamente inglesa.
A montagem de "Jam", imersa numa nuvem de sons esquisitos de trip hop (Coldcut e Ninja), faz qualquer um se sentir antiquado. Modernos são eles, então.

Texto Anterior: Cinema e música definem tribos
Próximo Texto: Prêmio Smirnoff faz hoje final nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.