São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concerto lança em faculdade livro sobre música eletroacústica

CD acompanha a coletânea organizada por Flo Menezes

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um concerto marca hoje, na Fasm (Faculdade Santa Marcelina), o lançamento de "Música Eletroacústica - História e Estéticas", coletânea de textos editada pela Edusp, com organização de Flo Menezes.
Num concerto de música eletroacústica, apagam-se as luzes, mas ninguém sobe ao palco. Todos estão ali para ouvir uma fita magnética.
O nome "eletroacústica" foi dado à fusão que compositores como Karlheinz Stockhausen e Ernest Krenek fizeram, a partir de 1955, de duas técnicas até então opostas: a música concreta (criada em disco ou fita magnética a partir de gravações de sons naturais), fundada por Pierre Schaeffer em Paris, em 1948, e sua crítica, a música eletrônica (que utiliza sons artificiais produzidos eletricamente), iniciada por Herbert Eimert, em Colônia, no ano seguinte.
O compositor Flo Menezes, 34, é o fundador do Studio PANaroma de Música Eletroacústica da Unesp/Fasm, que organizou, em abril, a 1ª Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo.
Ele é o autor da introdução e do apanhado histórico que iniciam as 288 páginas do livro.
A obra traz, em ordem cronológica, textos de compositores fundamentais, como o precursor Edgar Varèse, Schaeffer, Stockhausen, Krenek, Eimert, Pierre Boulez, Luciano Berio, Henri Pousseur e Bruno Maderna. Um CD produzido no PANaroma acompanha o livro.

Lançamento: Música Eletroacústica - História e Estéticas (organização: Flo Menezes)
Quando: hoje, às 20h
Onde: Fasm - teatro Laura Abraão (r. Dr. Emílio Ribas, 89, tel. 826-9718, r. 34)

Texto Anterior: Dinamarqueses homenageiam MPB
Próximo Texto: Fito Paez faz lançamento do CD "Euforia" hoje no Palace
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.