São Paulo, terça-feira, 29 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dinamarqueses homenageiam MPB

ANA CRISTINA PORCELLI PESSINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começa hoje o primeiro intercâmbio musical entre o Brasil e a Dinamarca, o país europeu situado no norte europeu.
"A meta do intercâmbio é promover a associação entre os dois países", explica a dinamarquesa Maria Petersen, uma das idealizadoras do evento.
"A bossa nova foi o último movimento musical brasileiro a atingir o mundo inteiro. Quem viveu essa época tem a responsabilidade de continuar a história dele."
Maria morou durante cinco anos no Brasil, entre 88 e 92. Atualmente lidera duas bandas de música brasileira na Dinamarca, "Maria Quatro Bossa" e "Amazing Amazons".
Mesmo com o projeto de um festival como o Águas de Março pronto desde sua volta à Dinamarca, foi só neste ano que Maria Petersen conseguiu apoio financeiro do secretário de cultura de Copenhague para colocá-lo em prática.
Sotaque
"O repertório será composto só por músicas brasileiras. Algumas com um pouco de sotaque dinamarquês", diz Maria.
Dividido em três dias na sua edição São Paulo, o Águas de Março traz as seguintes atrações: no primeiro dia, o Coral Ars Nova, com Egberto Gismonti, Nikolaj Bentzon Trio, com Maurício Einhorn, e Zizi Possi e banda.
Na quarta, se apresentam Palle Mikkelborg & Helen Davis e a Danish Radio Jazz Orchestra com Eliane Elias.
No último dia, Alaíde Costa, Durval Ferreira, Francis Hime, Laércio de Freitas, Roberto Menescal, Wanda Sá e Maria Petersen passam a bossa nova a limpo, enquanto Wagner Tiso e o Rio Cello Ensemble fazem novos arranjos para obras de Villa-Lobos.
Um bis parcial do espetáculo do dia 30, com a reapresentação de Eliane Elias e da Danish Radio Jazz Orchestra, acontece dia 3 de novembro, às 11h, no parque Ibirapuera, com entrada franca.
Os curitibanos poderão ver o mesmo show dia 31 de outubro, no teatro Ópera de Arame.
Intercâmbio
Mais do que uma simples homenagem isolada à música brasileira, o Encontro Brasil-Dinamarca tem como proposta levar o mesmo espetáculo, no ano que vem, para a Dinamarca.
"Em 97, por causa das comemorações dos cem anos de Pixiguinha, nós devemos levar também uma mostra do chorinho para a Dinamarca, que é um ritmo que eles não conhecem", diz Maria Petersen.
"No ano seguinte voltaremos ao Brasil e, a cada ano, traremos um tema diferente. Além disso, com esse intercâmbio, esperamos abrir novos caminhos para estudantes que queiram conhecer melhor o Brasil e sua música."
(ACPP)

Evento: Águas de Março (Encontro Brasil-Dinamarca)
Quando: hoje, amanhã e quinta, às 21h
Onde: Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664, tel. 823-9611) Quanto: R$ 20 e R$ 25

Texto Anterior: Prêmio Smirnoff faz hoje final nacional
Próximo Texto: Concerto lança em faculdade livro sobre música eletroacústica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.