São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP deve distribuir 'coquetel' no dia 15

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado da Saúde prevê para o dia 15 de novembro o início da distribuição dos novos medicamentos anti-Aids, que compõem o chamado "coquetel" contra a doença.
Ontem, um evento de capacitação de técnicos que farão a distribuição e administração dos medicamentos reuniu cerca de 400 pessoas no Centro de Convenções Rebouças (zona oeste de São Paulo).
As doses adquiridas pelo governo estadual são suficientes para tratar por aproximadamente quatro meses todos os cerca de 4.000 pacientes em condições de receber o coquetel.
Como o tratamento, uma vez iniciado, não pode ser suspenso, a secretaria estadual espera que o governo federal cumpra sua parte no Programa Nacional de DST/Aids.
Pelo programa, o governo federal custearia 70% do tratamento.
A assessoria do programa nacional informou ontem que os medicamentos devem chegar em dezembro.
"Não teríamos iniciado o programa se não tivéssemos a indicação segura e certa de que o ministério (da Saúde) está comprando a sua parte das doses", disse o coordenador do programa estadual de combate à Aids, Artur Kalichman.
Antecipação
Kalichman, 36, disse ontem que a distribuição dos medicamentos será feita nos centros de referência da doença por todo o Estado.
As retiradas dos medicamentos serão mensais e incluem avaliações clínica e imunológica.
Os inibidores de protease, remédios recém-descobertos que impedem a reprodução do vírus HIV dentro das células infectadas, só são indicados, segundo Kalichman, para 30% dos casos.
Para o coordenador, os técnicos serão treinados para orientar pacientes que não estiverem aptos a tomar os novos medicamentos, muitas vezes confundidos como a cura da doença.
"Vai ser difícil trabalhar com a expectativa dos pacientes."
Kalichman acredita ainda que essa expectativa cause um aumento no número de pacientes. "Muita gente que não acreditava em tratamento vai aparecer agora."

Texto Anterior: Hospital está em crise
Próximo Texto: Batida na via Dom Pedro 1º mata 4 e deixa 25 feridos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.