São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTUSIASMO DEMAIS

A colocação de bônus brasileiros no mercado internacional não ocorreu como o governo esperava. Não chega a ser uma frustração, mas a performance ficou abaixo da expectativa, ainda que títulos argentinos e mexicanos também enfrentem dificuldades. Há portanto duas questões em jogo, pelo menos: quais os motivos desse resultado e qual a origem da "inflação de expectativas".
Quanto às causas do desempenho, é possível identificar um conjunto de circunstâncias evidentes a todos os que acompanham a conjuntura financeira internacional: nas últimas duas semanas o México passou por turbulências cambiais, a Argentina foi recentemente obrigada a renegociar suas metas fiscais com o FMI e a Rússia também tem gerado preocupações, pela insuficiência do seu ajuste fiscal e por fatores políticos.
O ambiente para os chamados "mercados emergentes" não tem sido propriamente tranquilo. Entre os investidores -clientes potenciais desses papéis emitidos por governos para se financiarem-, a percepção de risco aumentou recentemente.
Mas sobretudo com relação ao Brasil, o momento não era muito favorável. Nas últimas duas semanas houve impressionante deterioração das expectativas quanto ao desempenho da balança comercial e do ajuste fiscal no país. Seria inevitável enfrentar um mercado menos "comprador" dos papéis do governo brasileiro.
Resta saber qual a origem da "inflação de otimismo" que inspirou no governo tanto entusiasmo em circunstâncias adversas, para dizer o menos. "Entusiasmo", aliás, é um termo oportuno. O próprio presidente FHC confessou-se há algumas semanas um "entusiasmado".
O risco de tal sentimento é levar à sensação de euforia, quando a realidade não autoriza tanto. É aparentemente com esse sentimento que muitos no governo parecem encarar questões econômicas ainda pendentes como o ajuste fiscal, o problema cambial e de comércio exterior, a crise de crédito e as incertezas políticas. O mercado mostrou, entretanto, não estar tão entusiasmado.

Texto Anterior: NO VERMELHO
Próximo Texto: BRIGA TRANSATLÂNTICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.