São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Todas as fichas; Jogo rápido; Queda de braço; Parece malufista; Ver para crer; Na parede; Filho pródigo; Alerta máximo; Escudo protetor; Oposição tucana; Menos um; Quebrando o gelo; Jogo chinês; Curto-circuito; Conflito de gerações; Morde e assopra; Lei planetária

Todas as fichas
Decisão de Luís Eduardo Magalhães, com aval de FHC: votar a emenda da reeleição em plenário em janeiro. Os dois turnos. O presidente da Câmara avalia que, quando o governo quer algo no Congresso, consegue.

Jogo rápido
A seus interlocutores, Luís Eduardo Magalhães tem chamado a atenção para um detalhe do regimento: a comissão especial da reeleição conclui seu trabalho em "até" 40 sessões. Mas o serviço pode ser feito em apenas 10.

Queda de braço
A estratégia de Luís Eduardo Magalhães é não fazer marola na comissão da reeleição até o fim de dezembro. E minimizar os ataques de Maluf. O pefelista acha que o prefeito é a maior carne de pescoço que enfrentará.

Parece malufista
A decisão de votar a emenda da reeleição na Câmara em janeiro é uma derrota de Luiz Carlos Santos. O ministro quer ver o tema apreciado em março. E com ele na presidência da Câmara.

Ver para crer
Quem conversou ontem com Maluf ouviu a seguinte previsão: todos os votos dos pepebistas da comissão da reeleição serão contra FHC. No próprio PPB, há quem duvide e aposte no racha.

Na parede
Os cinco pefelistas da comissão da reeleição serão chamados por Luís Eduardo Magalhães. Será dito claramente: ou votam a favor da reeleição sem criar problemas ou deixam seus postos.

Filho pródigo
Sarney (PMDB-AP) cogita disputar a reeleição para o Senado pelo Maranhão. Mas antes de tomar uma decisão, vai ter uma conversa com o prefeito eleito de Macapá, Aníbal Barcellos.

Alerta máximo
A excessiva demanda dos deputados pela comissão que analisará o pagamento de precatórios acendeu luz vermelha na presidência da Câmara. É tema para bilhões. Só São Paulo tem mais de R$ 5 bi em discussão.

Escudo protetor
A combinação entre Sérgio Motta e Inocêncio Oliveira (PFL) para resolver a reeleição no "atacado" é uma tentativa de evitar que Maluf coloque em FHC a pecha de fisiológico.

Oposição tucana
Ciro Gomes passou os últimos dias em Belo Horizonte desancando a tese da reeleição. Sempre junto do governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Menos um
Hugo Napoleão (PFL-PI) desistiu da candidatura à presidência do Senado em favor de ACM.

Quebrando o gelo
Houve ontem o primeiro contato direto de ACM e Jorge Bornhausen após terem se estranhado sobre a entrada do senador Gilberto Miranda no PFL. Marco Maciel é o articulador da paz.

Jogo chinês
Em relação à avalanche de emendas e requerimentos esperados para atrapalhar a emenda da reeleição, Luís Eduardo Magalhães tem apenas uma recomendação a seus aliados: "Paciência, muita paciência".

Curto-circuito
Recado de Marco Aurélio de Mello (TSE) aos juízes eleitorais, principalmente de São Paulo e do Rio: a resolução que manda substituir as urnas eletrônicas com defeito não é uma orientação. É uma determinação.

Conflito de gerações
A nova e a velha guarda malufista estão se desentendendo por causa do secretariado de eventual governo Pitta. O "histórico" Calim Eid reclama que "comunicólogos" estão usando seu nome na disputa por cargos.

Morde e assopra
Amílcar Martins, candidato tucano em Belo Horizonte, deu um pito na coordenação de sua campanha, por programa de rádio que chama Célio de Castro (PSB) de "Doutor Pinóquio".

Lei planetária
Após engano do "Diário Oficial" do município de São Paulo, que trocou "municipal" por "mundial" na lei que cria o dia de vacinação do idoso, o autor, vereador José Eduardo Martins (PT), virou alvo de gozações.

TIROTEIO
De Genoino (PT), sobre aprovação de projeto de lei que livra donos de cartório da aposentadoria compulsória aos 70 anos:
- A bancada do governo, que tanto critica os cartórios, aprovou o cartório dos cartórios.

Próximo Texto: PFL faz lobby contra o fim do tíquete-alimentação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.