São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

16 emissoras de rádio AM e FM não passam horário eleitoral

Empresas têm concessões em cidades onde eleição acabou

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Doze emissoras de rádio FM e quatro de AM não transmitem em São Paulo, no segundo turno, o horário eleitoral. Entre elas, a Transcontinental, segunda audiência em FM, e a Trianon, emissora de notícias em AM.
As rádios estão livres da propaganda por serem concessões originais de cidades em que a eleição já foi decidida. No primeiro turno, elas transmitiram a propaganda dos candidatos locais.
As emissoras beneficiadas adotaram estratégias para ampliar e depois segurar a audiência. Na campanha municipal de 1992, a mesma situação permitiu que rádios como a 89 FM, hoje em quarto lugar, saltassem várias posições.
O diretor da emissora, José Camargo Jr., planejou a programação para subir pelo menos uma posição. Para tanto, iniciou semana passada uma campanha de anúncios na programação da rádio, em jornal e em outdoors.
"Pretendemos pular para terceiro ou segundo lugar", diz Camargo, registrando que a mudança, em 1992, se manteve. "A gente aproveitou e embalou."
Para os três horários sem propaganda (de 15 minutos cada, às 7h, 13h e 17h), a rádio criou o bloco "Os Eleitos", com músicas selecionadas pelos ouvintes.
Na Transcontinental, a expectativa não é tão positiva com o favorecimento. A emissora vem de passar ao segundo lugar, mas segue distante da líder Cidade.
"Mas pode até ser" que chegue à liderança, diz a coordenadora-geral da rádio, Maria Elena dos Santos. "Nós já estamos pegando alguma coisa com isso."
Na Trianon, que concorre em AM com emissoras de notícias como a Jovem Pan e a Bandeirantes, o diretor Antonio Del Rio vai usar a oportunidade para apresentar melhor a programação.
"A Trianon é uma emissora muito nova, somente há três anos no formato", diz Del Rio.
A Trianon, a Transcontinental e a 89 são concessões, respectivamente, de Santo André, Mogi das Cruzes e Osasco. As demais rádios com programação livre, em São Paulo, são originalmente de São Caetano do Sul, Diadema, Jundiaí, Sorocaba e outras cidades.

Texto Anterior: "É uma maneira concreta de militar"
Próximo Texto: Conde e Cabral fazem denúncias na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.