São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibular tem três redações

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A prova de redação do vestibular da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) foge ao padrão adotado pela maioria dos exames de outras instituições.
Em vez de redigir apenas um texto, o candidato deve escrever três minirredações (uma média de dez linhas cada).
A partir de uma composição gráfica (desenho, charge etc.), o candidato desenvolve o primeiro texto. Para o segundo é proposto um tema. O terceiro deve ser baseado em outro texto.
Os critérios de avaliação são atendimento ao estilo (narração, descrição etc.), adequação ao tema e problemas de forma (erros gramaticais etc.).
Paulo Montejunas, presidente da comissão de vestibular, diz que há uma maior objetividade na correção. "A intenção é fazer os critérios de uma forma objetiva e amarrada, evitando o problema da subjetividade."
Segundo ele, houve uma melhora no nível dos alunos ingressos na universidade depois da adoção das minirredações, no ano passado.
Além disso, a UMC está finalizando seu projeto acadêmico que será colocado em prática em 1997. O reitor Renato Leal Lobo diz que a idéia básica é "fazer um monitoramento mais próximo da graduação". Assim, haverá avaliações e controle de repetência e evasão.
Na área de pesquisa, será criado um núcleo com professores da UMC e outros profissionais com pós-doutoramento por meio de contratos ou bolsas.
O projeto também prevê cooperação com empresas particulares na área de extensão.
A universidade foi admitida, no dia 23 deste mês, como membro do projeto Columbus, voltado para a cooperação entre a Europa e a América Latina na área de gestão universitária.
"O projeto realiza seminários em 13 áreas, como educação continuada e avaliação institucional", diz Lobo.

Inscrição para o vestibular: até 9 de dezembro, R$ 65. O manual sai por R$ 6. Informações pelo tel. (011) 469-5008

Texto Anterior: ILUMINISMO
Próximo Texto: Chile é o mais novo parceiro do Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.