São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A Hollywood de Minnelli

MURILO GABRIELLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Vicente Minnelli foi talvez o diretor que melhor ensinou ao público do que se trata Hollywood.
Seus feéricos musicais estão entre os mais bem acabados exemplos da fábrica de sonhos da cidade californiana: a ilusão vendida por cores exageradas que bailam ao som melodias cativantes.
Se ajudou a criar o mito, Minnelli saiu de seu registro habitual para perpetrar a mais contundente análise do sistema.
"Assim Estava Escrito" (TNT, 7h20) conta a história de um ambicioso produtor de cinema (Kirk Douglas, em desempenho magnífico) pela voz das mulheres com quem se relacionou (notadamente a atriz vivida por Lana Turner).
A principal história a ser contada, porém, é a de Hollywood, a das relações entre produtores, diretores, roteiristas e atores. Além de cinco Oscar, o filme amealhou uma legião de fiéis seguidores. O cineasta norte-americano Martin Scorsese, por exemplo, considera-o um dos mais influentes em sua carreira.
Mais tarde, às 21h, a mesma TNT leva ao ar "Minha Bela Dama" (mais conhecido por seu título original, "My Fair Lady"). O musical de George Cukor se inspira em produção da Broadway, adaptada da peça "Pigmalião", de Bernard Shaw.
Rex Harrison é o professor londrino que tenta civilizar a desbocada vendedora de flores Audrey Hepburn para ganhar uma aposta.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Dauman prega contra globalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.