São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Desejo arriscado; Livre para voar; Cachimbo da paz; Fio de bigode; Longe das câmeras; Espanta votos; Contra-ofensiva; Fechando o cerco; Correndo atrás; Última esperança; Reforço escolar; Segunda época; Parecer oficial; Por via das dúvidas; Voto de silêncio; Isonomia regional; Visita à Folha

DE JOSÉ CARLOS ALELUIA (PFL), SOBRE O TÍQUETE-REFEIÇÃO:

Desejo arriscado
O Planalto espera que ACM mude de comportamento ao ser eleito presidente do Senado. A expectativa é de que ele sinta o peso da instituição, crie menos atritos com o governo e deixe de agir como um franco-atirador.

Livre para voar
Cotado para o ministério, Luís Eduardo Magalhães tem sido aconselhado a não aceitar cargos no governo. Para os amigos, melhor seria montar o palanque para o governo da Bahia, a ficar tolhido, subordinado a FHC.

Cachimbo da paz
Tem data marcada o armistício de Jorge Bornhausen (PFL) com ACM: oito de novembro, quando o embaixador em Lisboa passa por Brasília a caminho de Florianópolis (SC), para o casamento de um de seus filhos.

Fio de bigode
A votação da reeleição em janeiro, com a sucessão no Senado e na Câmara ainda indefinida, será na base da palavra. "Ou o sujeito confia ou não confia", diz um dos principais articuladores.

Longe das câmeras
Apesar dos protestos da oposição, não haverá votação na Câmara, na próxima semana. Só depois das eleições. O que restringe o debate sobre reeleição aos conchavos de bastidor.

Espanta votos
Na opinião de quem conhece a Câmara, Michel Temer precisa tomar cuidado com cabos eleitorais como Geddel Vieira Lima (BA). É arrogante e só pensa em substituir o líder.

Contra-ofensiva
Dornelles (Indústria e Comércio) arma em silêncio a reação à rasteira que levou de Maluf nas indicações do PPB à comissão da reeleição. Já na terça, reuniu 17 pepebistas na casa do deputado Pauderney Avelino (AM).

Fechando o cerco
Além da Câmara, a Procuradoria dos Direitos do Cidadão também vai investigar a compra de terras na Amazônia por madeireiras asiáticas. Há denúncias de que elas controlam 1% da região.

Correndo atrás
Na próxima semana, FHC se reúne com Clóvis Carvalho (Casa Civil) e Lélio Lôbo (Aeronáutica) para discutir a situação dos aeroportos em áreas de risco.

Última esperança
As oposições vão bater às portas da OAB, ABI e CNBB para tentar mobilizar alguma reação à reeleição de FHC. A parada é dura no Congresso, onde está em minoria, apesar dos avanços de Maluf sobre a base aliada.

Reforço escolar
O investimento por aluno/ano no 1º grau deve subir de cerca de R$ 250,00 para R$ 495,00 a partir de 97, calcula Barjas Negri, secretário-executivo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação.

Segunda época
Os alunos brasileiros levam em média 6 anos para completar as 4 primeiras séries do primeiro grau. As 8 primeiras séries são feitas em 11 anos.

Parecer oficial
O Banco Central deverá responder na semana que vem à consulta sobre as operações de Pitta com as Letras do Tesouro Municipal feita pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Por via das dúvidas
A ONG Human Rigths Watch quer levar para o Rio ativistas de direitos humanos do Rio Grande do Norte. Avalia que depois da morte de Gilson Nogueira Carvalho, eles não têm segurança.

Voto de silêncio
A justiça de Sergipe mandou prender, incomunicável, o radialista Gilmar Carvalho, por críticas ao Judiciário local. É a terceira decisão seguida tomada contra jornalistas do Estado.

Isonomia regional
A transformação da Frente Parlamentar da Amazônia em comissão permanente da Câmara enfrenta um problemão: a bancada nordestina quer o mesmo tratamento.

Visita à Folha
O embaixador Rubens Ricupero, secretário-geral da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

TIROTEIO
- A única coisa boa que o tíquete tem é a credibilidade: a mesma do jogo do bicho. Na minha cidade, vale até em bordel.

Próximo Texto: Corte especial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.