São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC discute hipótese para queda

JUCA VARELLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso comentou ontem com o governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PPB), que o acidente com o avião da TAM poderia ter sido causado pelo sistema de reversão.
Na conversa, FHC disse que os reversores teriam sido acionados na hora errada, provocando a queda. Ele afirmou ainda ao governador que o local é muito perigoso.
Reversores são acionados no momento do pouso para ajudar a "frear" a aeronave. Uma das hipóteses para o acidente é que os reversores tenham sido acionados durante a subida -intencionalmente ou não.
A hipótese discutida pelo presidente foi ouvida por assessores em reportagens veiculadas ontem.
O porta-voz da Presidência da República, embaixador Sergio Amaral, informou que o comentário do presidente não se tratava de uma informação oficial. "Ele estava apenas repetindo o que tinha ouvido", disse.
No final da conversa com o governador, FHC recorreu a um ditado para dizer que não é supersticioso, mas ao mesmo tempo acredita no acaso.
"Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay (eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem)". Ontem foi comemorado nos EUA o Dia das Bruxas.
O presidente comentou que havia morrido no acidente o filho de um amigo dele. "É o (Ernesto) Igel, filho do dono da Ultragás."

Texto Anterior: Existem; Maluf; Alemanha; Arns; 1973; 1977
Próximo Texto: Direção diz que quer confortar familiares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.