São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança da Câmara agride fotógrafo da Folha

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O repórter-fotográfico da Folha Juca Varella foi agredido por seguranças da Câmara ontem, quando tentava registrar o plenário da Casa, que estava vazio.
O episódio ocorreu por volta das 11h. A sessão da Câmara já havia sido encerrada por falta de quórum e havia apenas cinco agentes de seguranças conversando na entrada do plenário.
Ao perceber a presença do fotógrafo, um dos seguranças pegou a máquina fotográfica e arrancou o filtro do equipamento.
Outro agente arrancou a credencial da Câmara do jornalista, gritando que ele era "muito folgado". Os seguranças quebraram o suporte do flash e chegaram a dar tapas na cabeça de Varella.
O 3º secretário da Mesa, deputado Benedito Domingos (PPB-DF), determinou ontem a abertura de sindicância para apurar as agressões ao jornalista da Folha.
"Vamos apurar se houve excesso por parte da segurança. Repudiamos a violência porque não condiz com os princípios da casa do povo. Vamos apurar as responsabilidades", disse Domingos.
O agente de segurança Luiz Efigênio dos Santos, responsável pelo plenário ontem, afirmou ser necessária uma autorização da direção da Casa para fotografar o plenário quando não há sessão.
No entanto, é comum ver visitantes, sem autorização, entrarem no plenário e tirar fotos, principalmente às sextas-feiras, quando há menos parlamentares na Casa.
"A foto do turista é diferente. É pessoal, não é para publicação. O governo está tendo problema de quórum e, depois, vão reclamar para mim, quando sair (a foto) no jornal", afirmou Santos à Folha.
O agente de segurança negou também que o jornalista tenha sofrido agressão. "Esse fotógrafo está louco. Ele não foi agredido."
Santos afirmou que só vai devolver a credencial do repórter-fotográfico depois de concluir o inquérito, que seria aberto ontem. A Câmara tem 280 seguranças.

Texto Anterior: Governistas faltam e atrasam votação
Próximo Texto: Festa reúne adversários no Senado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.