São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distribuição de lotes é suspensa em Goiânia

LAURO VEIGA FILHO

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM GOIÂNIA

Procuradores vêem uso da máquina em favor do PMDB

Procuradores do Ministério Público Eleitoral de Goiás e agentes da Polícia Federal suspenderam em Goiânia a distribuição de lotes a 4.069 famílias de baixa renda feita pelo governo estadual.
Segundo o procurador Fernando Krebs, a entrega dos lotes, caso viesse a se concretizar, configuraria uso ilegal da máquina administrativa do governo do Estado em favor do candidato do PMDB à prefeitura, Luiz Bittencourt.
Execução
O programa do governador Maguito Vilela (PMDB) prevê a entrega de 100 mil lotes em todo o Estado até o final de seu mandato, em 98.
Tem previsão de execução pelo secretário de Solidariedade Humana, Euler Morais, que também responde pela coordenação-geral da campanha de Bittencourt.
Outro lado
Morais criticou a decisão do Ministério Público, dizendo que o programa já vinha sendo executado desde o ano passado.
"Tratava-se de uma solenidade administrativa e institucional, sem caráter eleitoreiro", disse Morais, a respeito de ato programado para anteontem e que foi adiado.
Candidato pelo PSDB à prefeitura, Nion Albernaz aproveitou para atacar o PMDB, embora considere o programa "importante". A seu ver, a entrega dos lotes, em Goiânia, seria utilizada pelo governo do Estado em favor de Bittencourt.
Notificação
Na próxima semana, o Ministério Público Eleitoral vai enviar a secretários do governo do Estado e da Prefeitura de Goiânia, diretores de autarquias e estatais notificação alertando para a prática de irregularidades durante a campanha.
A notificação, segundo o procurador Fernando Krebs, terá caráter preventivo, de forma a evitar que servidores públicos sofram pressões indevidas em favor de quaisquer candidatos.
O Ministério Público quer impedir, ainda, o uso de camisetas, adesivos e material de campanha nas repartições públicas.
O alvo é claro. Como o PT, que controla a Prefeitura de Goiânia, e o PMDB são aliados neste segundo turno, o Ministério Público tenta impedir o uso da máquina em favor de Bittencourt.

Texto Anterior: Velhos amigos
Próximo Texto: ACM ajuda pepebista no 2º turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.