São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente da TAM tem reputação de trabalhador

DA REPORTAGEM LOCAL

Rolim Rodolfo Amaro, 54, fez seu primeiro curso de piloto em 1960. Três anos depois, fez seu primeiro curso de piloto para aviões comerciais em São José do Rio Preto (451 km de SP).
Sua carreira, no entanto, só teve início em 1968, quando passou a ser piloto da Codeara (Companhia de Desenvolvimento do Araguaia). Em seguida, trabalhou na Vasp como co-piloto e, mais tarde. na Líder Táxi Aéreo, como comandante.
Em 1970 constituiu a ATA (Araguaia Táxi Aéreo), que possuía dez aeronaves. Em 1972, já atuando como piloto da TAM, na época Táxi Aéreo Marília S/A, adquiriu 50% do controle acionário da empresa.
Em 1976, foi eleito presidente da TAM, agora Transportes Aéreos Regionais. Nesse mesmo ano, passou a ter o controle acionário total da empresa.
Dez anos depois, Rolim constituiu a Brasil Central, empresa que opera nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Atualmente é presidente da TAM linhas aéreas e está expandindo negócios para o Mercosul e EUA.
Rolim é casado, tem três filhos e mora em São Paulo. Afirma gostar de morar na cidade, mas não dispensa passar uns dias em sua fazenda no interior do Estado.
Comissário
Diretores da TAM afirmam que um dos motivos para o sucesso da empresa é o estilo de trabalho do presidente.
"Ele não é um dono de empresa que trabalha dentro de gabinete. Ele trabalha junto com os funcionários, é o primeiro a chegar e o último a sair", afirmou Daniel Mandelle Martins, vice-presidente financeiro da empresa.
Quando não está em viagens de negócios, Rolim costuma chegar ao aeroporto de Congonhas por volta das 6h da manhã.
Ao invés de ir ao seu escritório no aeroporto, ele vai para a sala de embarque receber os passageiros.
"Levei um susto quando vi pela primeira vez o Rolim, o dono da empresa, na porta do avião recolhendo os cartões de embarque. Mas depois do susto passei a admirá-lo, porque ele é uma pessoa trabalhadora e humilde", elogiou o empresário Renato Lamônica.
Outra característica de Rolim é sempre pilotar os vôos inaugurais das linhas da TAM.
"Tudo o que tenho, sou e devo é em função do cockpit do avião. Ontem mesmo, passei a madrugada inteira pilotando para chegar ao Brasil e prestar auxílio aos parentes das vítimas", disse Rolim ontem, durante entrevista coletiva.
Música e futebol
Quando está de folga em São Paulo, Rolim tem dois hobbies: futebol e música. Devido à sua paixão pela bola, a TAM patrocina três equipes: São Paulo, Atlético Mineiro e 15 de Piracicaba.
Antes de ficar famoso como empresário, Rolim tentou a carreira de compositor. Uma música de sua autoria, "Longe É um Lugar que Não Existe" foi gravada pela dupla Tonico e Tinoco.
Hoje, Rolim já desistiu de ser músico. Mas abriu um estúdio para gravar o coral dos filhos de funcionários da TAM e novos talentos da música sertaneja e paraguaia.

Texto Anterior: Presidente diz que TAM não vai esperar ações para pagar o seguro
Próximo Texto: Telefone e fax atendem famílias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.