São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Turbina é muito segura'

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O porta-voz da Rolls Royce, empresa que produz a turbina Tay usada pelo Fokker-100, disse ontem que nunca houve nenhum acidente causado pela máquina, desde que começou a ser produzida em 1988.
"Não temos registro de incidente algum com a turbina. Esse tipo de equipamento é muito seguro. Temos muita confiança nele. Acho improvável que o acidente em São Paulo tenha sido causado por um problema na Tay", disse Bornes Wallis à Folha.
Segundo ele, a Rolls Royce vendeu, desde 88 (mesma data em que o Fokker-100 começou a ser produzido), 500 Tay. Esta turbina só é usada em aviões pequenos (Fokker e Gulf Stream 4) e tem uma capacidade equivalente a 1/7 das turbinas usadas em aviões grandes, como Boeings.
Ele não quis dizer se a manutenção das turbinas Tay usadas pela TAM é feita no Reino Unido ou no Brasil.
A Folha ligou ontem para a Fokker na Holanda e, uma pessoa que não quis se identificar, afirmou que não poderia dar nenhuma informação sobre o acidente no Brasil.

Texto Anterior: Investigação aponta para falha mecânica como causa do acidente
Próximo Texto: Sistema de funcionamento do Fokker-100
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.