São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
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Sistema de funcionamento do Fokker-100

- A turbina do Fokker
Nome: Tay
Empresa que produz: Rolls Royce
Data de início da produção: 1988
Que aviões usam: Tay e Gulf Stream 4
Capacidade: equivalente a 1/7 da turbina de um Boeing
Quantas foram compradas pela Fokker: 500

Fonte: Rolls Royce

- A reversão
Em condições normais, o sistema de reverso é acionado quando o avião já está no chão para auxiliar na frenagem

- Hipóteses do acidente
. Se o que causou a queda foi o reverso acionado após a decolagem, é pouco provável que isso tenha sido feito pelo piloto
. Não é descartada falha mecânica, já que o check up de rotina nos aviões faz checagem da instrumentação, mas não da chamada "mecânica escondida", que inclui o reverso
. Se o reverso for controlado por sistema eletrônico, existe a hipótese de que celulares de passageiros ou fonte de rádio externa tenham interferido no seu sistema de funcionamento
. Os dois sistemas de reverso funcionam simultaneamente (nas duas asas). Pode ter havido falha no controlador do equipamento que aciona o reverso e apenas um deles foi acionado, provocando a queda

- Comandos para fazer o reverso funcionar
1 - O piloto (A) tem que reduzir a aceleração do avião durante o pouso puxando para trás o manete de potência (alavanca de aceleração) localizada no console central (entre as poltronas do piloto e co-piloto)
2 - Depois do pouso, o piloto atinge com o manete a marcha lenta. Alguns aviões têm sensores no trem de pouso (C), que só liberam o sistema do reverso (D) com a aeronave na pista
3 - Na sequência, o comando do reverso é acionado e o avião, já na pista, volta a ser acelerado, desta vez, com o empuxo para frente (por onde sai o jato de ar), reduzindo a velocidade da aeronave

- O piloto não forçaria a subida do avião porque
. O Fokker 100 da TAM que caiu teria mudado sua trajetória e inclinado para direita provavelmente por causa do reverso acionado
. Quando um avião de passageiros faz uma curva ele perde aceleração e, consequentemente, perde altitude. O procedimento normal dos pilotos é entrar em curva subindo o avião
. Como a pane durou alguns segundos, não haveria tempo hábil para o piloto arremeter o avião, forçando-o para cima. O avião estava voando baixa demais para a manobra

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