São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996 |
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Sistema de funcionamento do Fokker-100 - A turbina do Fokker Nome: Tay Empresa que produz: Rolls Royce Data de início da produção: 1988 Que aviões usam: Tay e Gulf Stream 4 Capacidade: equivalente a 1/7 da turbina de um Boeing Quantas foram compradas pela Fokker: 500 Fonte: Rolls Royce - A reversão Em condições normais, o sistema de reverso é acionado quando o avião já está no chão para auxiliar na frenagem - Hipóteses do acidente . Se o que causou a queda foi o reverso acionado após a decolagem, é pouco provável que isso tenha sido feito pelo piloto . Não é descartada falha mecânica, já que o check up de rotina nos aviões faz checagem da instrumentação, mas não da chamada "mecânica escondida", que inclui o reverso . Se o reverso for controlado por sistema eletrônico, existe a hipótese de que celulares de passageiros ou fonte de rádio externa tenham interferido no seu sistema de funcionamento . Os dois sistemas de reverso funcionam simultaneamente (nas duas asas). Pode ter havido falha no controlador do equipamento que aciona o reverso e apenas um deles foi acionado, provocando a queda - Comandos para fazer o reverso funcionar 1 - O piloto (A) tem que reduzir a aceleração do avião durante o pouso puxando para trás o manete de potência (alavanca de aceleração) localizada no console central (entre as poltronas do piloto e co-piloto) 2 - Depois do pouso, o piloto atinge com o manete a marcha lenta. Alguns aviões têm sensores no trem de pouso (C), que só liberam o sistema do reverso (D) com a aeronave na pista 3 - Na sequência, o comando do reverso é acionado e o avião, já na pista, volta a ser acelerado, desta vez, com o empuxo para frente (por onde sai o jato de ar), reduzindo a velocidade da aeronave - O piloto não forçaria a subida do avião porque . O Fokker 100 da TAM que caiu teria mudado sua trajetória e inclinado para direita provavelmente por causa do reverso acionado . Quando um avião de passageiros faz uma curva ele perde aceleração e, consequentemente, perde altitude. O procedimento normal dos pilotos é entrar em curva subindo o avião . Como a pane durou alguns segundos, não haveria tempo hábil para o piloto arremeter o avião, forçando-o para cima. O avião estava voando baixa demais para a manobra Texto Anterior: 'Turbina é muito segura' Próximo Texto: Reversão causou acidente em 91 Índice |
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