São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks inaugura fábrica com presença de FHC

FERNANDO PAULINO NETO
ENVIADO ESPECIAL A RESENDE (RJ)

A inauguração da fábrica de ônibus e caminhões da Volkswagen, em Resende, a 150 quilômetros do Rio, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi realizada em clima ufanista.
FHC previu que o Brasil ultrapassará a Alemanha como primeiro mercado da montadora.
O presidente da Volks no Brasil, Pierre-Alain De Smedt, afirmou que é factível a previsão do presidente. Hoje, os alemães consomem 15% a mais produtos Volkswagen do que os brasileiros.
FHC disse que "o desafio é ter o mercado maior que a Alemanha" e produzir carros "de igual ou maior qualidade" que a matriz.
O presidente do Conselho de Administração da Volkswagen no Brasil e na Argentina, José Ignacio López de Arriortúa, idealizador do sistema de consórcio modular (no qual cada fornecedor é responsável pela montagem de sua parte), que está sendo posto em prática pela primeira vez no mundo, anunciou que a Volkswagen fabricará sua camionete Caravelle em Resende. Smedt disse que a produção da camionete deve se iniciar no começo do ano que vem.
A fábrica de Resende, que demorou cinco meses para ser construída, prazo considerado um "milagre" por López em função do tamanho, tem capacidade de produção de 30 mil chassis de ônibus e caminhões por ano.
O investimento da Volkswagen consumiu recursos de US$ 300 milhões e empregará 1.500 pessoas, segundo informou López.
A fábrica provisória, que está funcionando há um ano em galpão da metalúrgica Rheem, em terreno próximo ao da fábrica inaugurada ontem, continuará a fazer chassis de ônibus. No primeiro ano, foram construídas 960 unidades.
Além de FHC e dos executivos da Volkswagen, participaram da inauguração os ministros de Estado Francisco Dornelles, da Indústria, do Comércio e do Turismo, José Israel Vargas, da Ciência e Tecnologia, e o porta-voz da Presidência, Sérgio Amaral.
Smedt informou ainda que não há nenhuma decisão sobre o local da fábrica da Audi (marca que pertence à Volks) no Brasil.

Texto Anterior: Abílio Diniz é condenado à prisão
Próximo Texto: Projeto é 'revolução', diz Lopez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.