São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
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Projeto é 'revolução', diz Lopez

DA SUCURSAL DO RIO

O consórcio modular, que pela primeira vez está sendo colocado em prática, é considerado por seu idealizador, o espanhol José Ignácio López de Arriortúa, "a terceira revolução industrial".
Arriortúa diz acreditar que sua idéia vem substituir a linha de montagem criada por Henri Ford para fazer os carros Ford, nos Estados Unidos, no início do século 20. Agora, os fornecedores se mudam para dentro da fábrica e são responsáveis por sua parte no processo.
A fabricação de um caminhão é supervisionada por um "mestre", que acompanha todo o processo. O primeiro caminhão da nova fábrica foi supervisionado por Luiz Roberto Silva, que posou ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador Marcello Alencar e de Arriortúa, na boléia do caminhão.
Na fábrica de Resende trabalham oito fornecedores. A Iochpe-Maxion faz os chassis, rodas e pneus; a Rockwell, eixos, freios e suspensões; Bridgestone e Borlen, rodas e pneus; Motoren-Werke Manheim e Cummings, motor e transmissão; Tamet, cabine; VDO Kienzle, direção e instrumentos e Eisenmann, pintura.
O presidente da Volks no Brasil, Pierre-Alain De Smedt, elogiou, na inauguração da fábrica, a decisão do BNDES de destinar uma linha de crédito especial aos fabricantes de autopeças.
Para ele, isso permitirá que ocorra uma melhora na qualidade da produção de autopeças no país.

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