São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac lamenta morte de Carné

Diretor morreu na quinta-feira

BETINA BERNARDES
DE PARIS

O presidente da França, Jacques Chirac, que era amigo do cineasta Marcel Carné, manifestou sua tristeza pela morte do diretor por meio de comunicado oficial.
"É raro que um criador tenha suas obras a tal ponto integradas na cultura coletiva de todo um povo. Era o caso desse imenso cineasta", disse o presidente.
"Garance, Thérèse Raquin, os menestréis de 'Visiteurs' são, entre outros, amigos queridos que encontramos sempre com emoção. Obrigado a Marcel Carné por nos ter feito sonhar tanto", afirma Chirac em seu comunicado.
Roland Lesafre, que fez 16 filmes com Carné, disse que o cineasta "era um homem com um coração de câmera".
"Há três semanas, ele me pediu para parar o carro para olhar um cãozinho com um gato. Eu buzinei. Ele estava feliz com essa imagem. Ele era essa câmera que se chama para mim Carné."
O cineasta morreu na quinta-feira, aos 87 anos. Ele parou de filmar em 1973, após dirigir obras-primas como "Les Enfants du Paradis".
"Ele tinha um senso extraordinário de ambiente, de todo o clima. Ele não se prendia somente ao que captava pela câmera. Criava um ambiente ao redor e descrevia ao mesmo tempo a sociedade", disse François Périer, que participou do filme "Hôtel du Nord".
(BB)

Texto Anterior: Nestlé divulga lista de jurados do Prêmio de Literatura
Próximo Texto: Peça relembra três décadas de telenovelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.