São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo entrega prêmio

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Seis artistas e dois grupos que atuam na área cultural vão receber do governo R$ 25 mil, na próxima terça-feira, como reconhecimento pelo trabalho realizado neste ano.
O Prêmio Ministério da Cultura vai agraciar, entre outros, o grupo mineiro Uakti, de música instrumental, o cineasta Nelson Pereira dos Santos e o diretor de teatro Antunes Filho.
Também serão premiados Benito Juarez Souza (música clássica), Gilvan Samico (artes plásticas), Dalton Trevisan (literatura), padre José Feliciano Simões (memória e patrimônio) e a produção da festa das Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás (cultura popular).
O Prêmio Ministério da Cultura é a maior premiação brasileira na área cultural.
Ele será entregue na terça-feira, dia da Cultura, no Teatro Nacional, em Brasília, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, após a apresentação da ópera "Catirina".
Os premiados foram selecionados por uma comissão de dez pessoas, nomeadas pelo ministro da Cultura, Francisco Weffort. Participam da comissão o maestro Julio Medaglia Filho e o escritor e crítico Sábato Magaldi, entre outros.
No mesmo dia, 16 pessoas vão receber a Ordem do Mérito da Cultura, por atividade direta ou incentivo à produção cultural. A entrega será no Palácio do Planalto, em cerimônia de uma hora e meia.
Bibi Ferreira
Estão previstas uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e a execução do Hino Nacional ao piano por Achille Picchi e cantado por Ana Maria Kieffer.
Entre os homenageados com a comenda estão o ministro Sérgio Motta (Comunicações), o presidente da Petrobrás, Joel Mendes Rennó, e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Carlos Eduardo Moreira Ferreira.
Segundo o ministro Francisco Weffort, esses dois órgãos e a Fiesp investiram muito na área cultural neste ano.
Também receberão a Ordem do Mérito da Cultura a atriz Bibi Ferreira, o arquiteto Athos Bulcão e a escritora Nélida Piñon.
O Ministério da Cultura convidou para as duas cerimônias representantes das 20 empresas que mais investiram em cultura neste ano.
Nessa lista, estão cinco bancos, três estatais de telecomunicações, duas empresas jornalísticas e duas fabricantes de cerveja.

Texto Anterior: Conheça as tramas citadas
Próximo Texto: Campos apresenta versos multimídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.