São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General é suspenso após visita a Peres

Oren Shahor negocia com palestinos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general israelense Oren Shahor, encarregado de negociar os assuntos civis com os palestinos, foi suspenso após ter se encontrado com o ex-premiê e líder da oposição, Shimon Peres.
A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Yitzhak Mordechai, e vale até que o governo faça "investigações" sobre o incidente.
Shahor anunciou que não vai pedir demissão do seu cargo no Ministério da Defesa e disse que pode recorrer à Justiça contra a suspensão, pois "não se sente culpado de delito algum", dizem assessores.
A reunião aconteceu na quarta-feira, na casa de Peres, e foi a terceira entre ambos em dois meses. "Não tenho que dar conta das minhas conversas privadas", reagiu Peres, à Rádio Israel.
Dalia Yitzhil, deputada trabalhista (partido de Peres), disse que o governo do premiê Binyamin Netanyahu está fazendo uma "caça às bruxas".
Os palestinos também lamentaram a suspensão. Um dos líderes da Autoridade Nacional Palestina, ouvido pela rádio, disse que Shahor "além de seu grande preparo sempre se comportou honestamente conosco nas negociações".
No interior do governo, Shahor é considerado um dos "generais do trabalhismo", isto é, militares que participam da cúpula militar, mas têm simpatia pelo antigo governo.
Rússia
O chanceler da Rússia, Ievgueni Primakov, se reuniu ontem Netanyahu e tranquilizou-o sobre o risco de um conflito com a Síria.
Primakov disse que seu país não apoiaria um ataque sírio a Israel, mas que não crê que ele vá ocorrer. "Enquanto estive em Damasco não tive a impressão de que os sírios estivessem preparando qualquer ataque, e eu disse isso ao primeiro-ministro (Netanyahu)."
Primakov também se encontrou com o líder palestino, Iasser Arafat, em Gaza. Em seguida, Primakov foi para a Jordânia. Em sua visita ao Oriente Médio, ele se reuniu também com líderes da Síria, Líbano e Egito.

Texto Anterior: Facções rivais curdas chegam a um acordo de paz na Turquia
Próximo Texto: Bomba deixa 4 feridos no norte da Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.