São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cooperativa antecipa receita

DO ENVIADO ESPECIAL A ORLÂNDIA

A Carol, cooperativa de 2.000 agricultores da cidade de Orlândia, está comprando a produção de soja de seus cooperados que só começará a ser colhida em março.
A intenção da Carol, segundo o presidente da cooperativa, José Oswaldo Galvão Junqueira, é escapar das dificuldades da liberação do crédito agrícola oficial.
"A trading que a Carol possui está comprando essa produção para que os nossos cooperados possam comprar fertilizantes e sementes", diz Junqueira.
Ele é um dos que acredita que a securitização da dívidas está sendo fundamental para o setor.
Os agricultores da Carol cultivam basicamente soja, milho (de inverno) e cana-de-açúcar, em sistema de rotação de culturas.
"Este ano será bem melhor que o ano passado, não resta dúvida. No caso da soja e do milho, porque os estoques mundiais estão muito baixos, o que faz os preços subirem", diz Junqueira.
Ele diz ainda acreditar que a produção da Carol neste será maior que a do ano passado, com crescimento próximo de 20%.
Mas, em termos de faturamento, ele prefere ser cauteloso. "Vai depender do preço de venda."
No caso do milho, a cautela parece exagerada. No ano passado, o produtor conseguiu no máximo R$ 10,00 por saca (60 quilos). Este ano, é possível vender a R$ 13,00.

Texto Anterior: Agricultura sai do sufoco e anima interior
Próximo Texto: Setor de máquinas está fraco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.