São Paulo, segunda-feira, 4 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Blow Up", de Antonioni, faz trinta anos

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

"Blow Up", que em português ganhou o subtítulo "Depois daquele Beijo", faz 30 anos.
Já na década de 60, Michelangelo Antonioni, o mestre da incomunicabilidade, famoso por sua trilogia do tédio -"A Aventura", "Eclipse" e "A Noite"-, conseguia enxergar a falta de palavras que preenchia o mundo moderno.
O vazio, a ausência de diálogo e a impossibilidade do amor tornaram-se marcas de seu cinema, o que pode ser conferido em seu mais recente filme, "Além das Nuvens", já disponível em vídeo.
"Blow Up" permanece mais vivo e ácido do que nunca. Um fotógrafo (David Hemmings) vive de fazer imagens de modelos vazias, sem expressão, que vestem tubinhos coloridos.
Ao fotografar cenas de rua para o livro que prepara, registra um assassinato num parque.
Enquanto tenta desvendar o mistério, o fotógrafo se depara com a falta de vontade e a futilidade das pessoas de seu tempo.
"Além das Nuvens"
Depois de comprovar a contemporaneidade de seus trabalhos mais antigos, como "Blow Up" e "A Noite" (veja outros filmes do diretor lançados em vídeo no quadro abaixo), é possível conferir sua obra mais recente.
"Além das Nuvens", co-dirigido por Wim Wenders -Antonioni sofreu um derrame e tem dificuldades de locomoção-, mostra histórias de amor irrealizáveis.
Na primeira, um casal de jovens que se encontra pelo que parece ser uma armadilha do destino não é capaz de concretizar seu amor.
Em seguida, um cineasta (John Malkovich, que faz a ligação entre os episódios) vive um romance rápido com uma garota (Sophie Marceau) que matou o pai.
Na terceira, uma mulher (Fanny Ardant) exige que o marido (Peter Weller) abandone a amante.
Na última, um rapaz (Vincent Perez) se apaixona por uma moça (Irene Jacob) que vê andando na rua. Ele a segue até a igreja e depois até sua casa, somente para descobrir que o amor entre os dois é impossível.
A falta de diálogo aparece como causador dos desencontros. Os personagens parecem deslocados, como se não houvesse para eles lugar no mundo.
Qualquer pessoa com um pouco de sensibilidade há de se encontrar nos filmes de Antonioni.

Vídeo: Blow Up - Depois daquele Beijo
Produção: Inglaterra/Itália, 1966, 111 min.
Distribuição: Videoarte
Vídeo: Além das Nuvens
Produção: França/Itália/Alemanha, 1995, 105 min.
Distribuição: Videoarte

Texto Anterior: O'Toole satiriza anos 60
Próximo Texto: Os mais retirados da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.