São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação deve ter incentivo

DA REPORTAGEM LOCAL

A estratégia da equipe econômica para combater o crescimento do déficit da balança comercial (importações maiores que exportações) é aumentar o potencial das exportações e não adotar medidas de restrição às importações.
É o que disse o ministro Antonio Kandir (Planejamento). Ele destacou quatro medidas nesse sentido.
Buscar austeridade fiscal para permitir uma redução dos juros, melhorar o sistema tributário relacionado com as exportações, ampliar as linhas de financiamento e modernizar a infra-estrutura econômica para diminuir o chamado "custo Brasil".
O ministro Kandir destacou a lei do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que desonera o imposto das exportações de produtos semi-manufaturados e de investimentos em bens de capital, como uma das principais medidas de apoio aos exportadores.
Ele adiantou que estão em estudos no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) outras iniciativas de incentivo ao setor de exportações.
Entre elas, a redução da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), por meio de uma revisão da composição dos indicadores usados para o cálculo dela, e agilização do programa de apoio às exportações de manufaturados e do Finame.

Texto Anterior: Kandir rejeita contenção
Próximo Texto: Deputado tumultua sessão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.