São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAIS TRILHAS

PEDRO ALEXANDRE SANCHES; EVA JOORY

Seven
Marvin Gaye é o astro da trilha do filme de 1994, com a antológica "Trouble Man" (72). De resto, a mistura explosiva inclui tecno ("Guilty", com Gravity Kills), Statler Brothers e standards de Billie Holiday e Thelonious Monk.
(PAS)
Era Uma Vez na America
O épico de Sergio Leone ganhou, em 1984, trilha sonora tão épica quanto. O autor é o medalhão Ennio Morricone. O clima cool invade até versões para a cafona "Amapola", que até Roberto Carlos gravou na jovem guarda.
(PAS)
Bom-Dia, Vietnã
Mais uma vez, uma trilha que reúne originais dos anos 60. Apesar de seguir a mesma linha de todos os filmes sobre a guerra do Vietnã -o filme conta a história de um soldado que vira DJ-, é uma das poucas do gênero a trazer variedade.
(EJ)
O Reencontro
Trilha caça-níqueis. Uma coletânea do que há de melhor na Motown, lendária gravadora de soul music de Detroit, com direito a três faixas-bônus. Uma das trilhas mais vendidas dos anos 80 e precursora da "invasão Motown".
(EJ)
Hello, Dolly
Na linha de "Funny Face", mais um musical bem-humorado, de 69. A voz de Barbra Streisand se sobressai, mas as músicas não têm sempre o mesmo pique. Mesmo assim, contém a cult "Hello Dolly", com participação de Louis Armstrong (EJ)
A Chorus Line
Entre as trilhas de filmes da Broadway do pacote, esta é a mais fraca. Perde para a trilha da peça, mais completa e interpretada com mais eficiência. Mesmo assim, vale por "Dance: Ten Looks: Three" um clássico.
(EJ)
A Dama de Vermelho
Esta trilha deu a Stevie Wonder um Oscar, por "I Just Call to Say I Love You", em 1985. As composições -várias cantadas em dueto com Dionne Warwick- são a nata da fase jeca-eletrônica de Wonder no meio dos 80.
(PAS)
Tommy
A versão cinematográfica da ópera-rock do Who, editada em CD duplo, é um desastre. Elton John, Tina Turner e Eric Clapton esperneiam para livrar as composições do grupo inglês da pompa kitsch. Não conseguem.
(PAS)
Cortina de Fumaça
O escore de "Smoke", de Wayne Wang, é tão esquisito e cheio de vontade de ser moderninho quanto o filme. Há Tom Waits, Screamin' Jay Hawkins, salada de estilos e Jerry Garcia cantando "Smoke Gets in Your Eyes".
(PAS)
O Carteiro e o Poeta
Os poemas de Pablo Neruda aparecem em meio disco, com fundo musical e declamados por gente como Madonna, Willem Dafoe, Glenn Close e Julia Roberts. Na outra metade, há até Carlos Gardel. Inédito em versão brasileira.
(PAS)
Bagdad Cafe
Tirando o único hit memorável do CD, "Calling You", a trilha de "Bagdad Cafe" é outra do gênero caça-níqueis. Traz inúmeras versões das mesmas músicas e muitas composições instrumentais, o que a torna entediante.
(EJ)
Mr. Holland, Adorável Professor
Não fosse pela inclusão da insuportável "Imagine", de John Lennon, e da baba "Cole'Song", com Julian Lennon, a trilha seria passável. Destaque para "Keep on Running", do Spencer Davis Group. Inédito.
(EJ)
O Nome do Jogo
John Lurie e banda fazem uma trilha morna e com poucas inovações. Tudo muito instrumental e entediante. Salvam-se clássicos como "Green Onions", de Booker T & The MGs, e as interpretações da banda Morphine.
(EJ)
Quatro Casamentos e um Funeral
Versões de clássicos com nomes insossos do pop (como "Love is All Around", de Elvis Presley, pelo já esquecido Wet Wet Wet, e "Smoke Get in Your Eyes", com Nu Colors) dão o tom medíocre da trilha.
(EJ)
O Corvo
Mais uma trilha sombria misturando grunge, barulho e nomes desconhecidos. Na fraca seleção sobressaem "Gold Dust Woman" (de Stevie Nicks), com Hole, "Tonite is a Special Nite", com Tricky, mais White Zombie e PJ Harvey.
(EJ)
Sepultura
O Folha Informações Ilustrada oferece hoje ao leitor a opção de ouvir trechos das três faixas do CD single "Attitude", que está sendo lançado nos EUA e na Europa. O single não vai ser vendido no Brasil.
O CD, além da música-título "Attitude", faixa do álbum "Roots", traz uma versão remix de "Lookaway", também de "Roots", além de uma inédita: "Mine".
A música, que tem vocais de Mike Patton (do Faith No More), fará parte de um CD com lados B e versões demo de canções do Sepultura que a gravadora Roadrunner vai lançar em janeiro de 1997.
O telefone para ouvir é 0900-78-0311 e o código para acessar é 2601.

Texto Anterior: Trilhas reproduzem época
Próximo Texto: Livro e mostra "reconhecem" a obra de Bispo do Rosario
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.