São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996 |
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Falha pode ter 4 causas, diz sindicato Aeronautas analisam probabilidades RICARDO FELTRIN
O sindicato tem um representante acompanhando as investigações da Aeronáutica. Eis as principais hipóteses para o problema no Fokker-100 da TAM: * 1ª) Fadiga de material - A peça que apresentou defeito estaria velha, mesmo que sua aparência não demonstrasse isso. Probabilidade: pequena. O Fokker-100 que caiu na última quinta-feira tinha três anos de uso. É um avião considerado "novo" entre aeronautas. 2ª) Erro de fabricação - A peça já teria sido projetada com defeito, mas ele só teria aparecido após certo tempo -no caso, três anos. Ou seja, a causa seria um defeito estrutural. Probabilidade: muito pequena, mas isso já ocorreu em outros modelos, como o DC-10 e o Electra 1. 3ª) Falha de manutenção - A peça estaria apresentando defeito que não foi detectado pelos mecânicos de manutenção da empresa. A peça teria quebrado por "acidente", mas isso poderia ter sido evitado com um trabalho adequado dos funcionários da TAM. Probabilidade: média. A Aeronáutica está investigando as escalas de manutenção da aeronave Fokker-100, prefixo PT-MRK, que caiu matando 98 pessoas na zona sul de São Paulo. 4ª) Agente externo - Na linguagem aeronáutica, significa que algum objeto (um papel, uma ave etc.) impediu o funcionamento da peça em questão. Probabilidade: apesar de existir, pouco provável, uma vez que até o momento a comissão que investiga o acidente não teria identificado nenhum "agente externo" na turbina do avião. Para o diretor de Relações Internacionais do sindicato dos aeronautas, Helio Huben, 53, a Fokker "deve estar comunicando" a todos os pilotos de Fokker-100 no mundo que deixem de utilizar o reverso enquanto durarem as investigações. A TAM não está usando o equipamento desde sábado. O reverso é possivelmente o equipamento que apresentou defeito. O relatório preliminar da Aeronáutica deve sair em cinco dias. Texto Anterior: Financiando o ensino Próximo Texto: Reverso geralmente é acionado na cabine Índice |
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