São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Popular" bate recorde de vendas

Compactos têm 80% do mercado

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de carros "populares" bateu recorde em outubro. Os fabricantes colocaram no mercado 67.904 unidades no mês passado, 57,9% de todos os automóveis produzidos e vendidos no país.
O recorde anterior de vendas no atacado (da fábrica para a concessionária) havia sido estabelecido em agosto deste ano (66.256 unidades).
Os "populares" e os carros compactos com motores acima de mil cilindradas, somados, já representam 80,2% das vendas de automóveis. Estão nessa faixa cinco modelos: Gol, Palio, Corsa, Fiesta e Uno.
Os carros médios -Vectra, Tipo, Escort, Logus, entre outros- ficaram com o restante.
Queda
A participação de mercado do carro "popular", que atingiu 60,5% das vendas em fevereiro deste ano, deve continuar caindo nos próximos meses, prevê Silvano Valentino, presidente da Anfavea, a associação das montadoras.
Segundo Valentino, as fábricas aumentaram a oferta de carros pequenos e médios mais sofisticados e com motores mais potentes. "As montadoras não podem sobreviver apenas atendendo ao segmento de entrada no mercado", diz.
Os carros com motor acima de mil cilindradas pagam imposto maior. O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) está entre 25% e 30%. O "popular", que tem motor 1.0, paga 8% de IPI.
Valentino diz que o governo terá de rever "no futuro" os impostos sobre o carro nacional, muito elevados em comparação com outros países. Mas admite que, no momento, o país "não pode abrir mão de arrecadação".
Produção recorde
Apesar da greve dos metalúrgicos, a Anfavea prevê média diária de produção recorde este mês. As montadoras planejam fabricar 8.253 unidades/dia em novembro.
O total previsto (165.051 veículos) não será recorde porque o mês tem apenas 20 dias úteis.
As montadoras devem fechar o ano com 1.819.000 veículos produzidos, 11,6% mais do que em 95. No mês passado, a produção (169.916 unidades) foi 2,28% superior a setembro. Com a produção em alta, a venda total de veículos nacionais no atacado -automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus- bateu recorde: 141.764 unidades, 3,20% maior do que em setembro.
O estoque nas revendas teve pequena queda: de 98.335 unidades, para 96.803 no final de outubro.

Texto Anterior: Para Panzarini, imposto único traria distorções nos Estados
Próximo Texto: Philips lança linha 'cinema em casa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.