São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DCE da Uerj promove piquete

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Os integrantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) vão promover "piquetes de convencimento" nos locais do Exame Nacional de Cursos (provão), domingo.
Segundo a tesoureira do DCE, Luciana Araujo, 19, membros da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da UEE (União Estadual dos Estudantes) vão participar dos piquetes, cujo objetivo é levar os estudantes a não fazer o exame.
"Não vamos barrar a entrada de ninguém. Se a pessoa quiser entrar, paciência", disse Araujo.
Nesse caso, afirma, os piqueteiros tentarão convencer os estudantes a entregar a prova em branco, conforme orientação da UNE.
Serão distribuídos adesivos com a frase "Provão eu não faço" para os estudantes colarem nas provas.
Ainda não há, porém, um consenso entre todas as entidades estudantis sobre a forma de atuação contra o provão no Rio.
Segundo Adolfo Wagner, 24, do DCE da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), somente amanhã, numa reunião na sede regional da UNE, no Catete (zona sul), será definido o caráter da manifestação.
"A priori, não estão previstos piquetes", disse ele. "Minha avaliação é que a proposta da UNE de boicote ao provão não vai ganhar densidade."
O Caco (Centro Acadêmico Cândido de Oliveira), dos estudantes de direito da UFRJ, pretende entrar hoje na Justiça para impedir a realização do provão.
Segundo Marcos Chehab, diretor executivo do Caco, não haverá tentativa de barrar a entrada dos estudantes para o exame. "Qualquer aluno de direito sabe que ninguém pode impedi-lo de entrar."
Luciana Araujo disse que a preocupação dos organizadores dos piquetes é com a segurança. "É possível que coloquem um policiamento ostensivo para constranger os piqueteiros."
O comandante do policiamento da capital, coronel Nilo Ferreira, afirmou não ter recebido qualquer pedido de reforço por parte do Ministério da Educação ou da Fundação Cesgranrio (responsável pela aplicação do provão no Rio).

Texto Anterior: Ministro recebe líderes favoráveis
Próximo Texto: Eleição para reitor acaba hoje na Unesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.