São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996 |
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Jato pode passar por alterações
MARCELO GODOY
Essa não seria a primeira vez que uma investigação feita no Brasil pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) provocaria mudanças no projeto de uma aeronave. O Boeing-747 teve uma peça de seu sistema de reverso (espécie de freio da turbina) mudado após a apuração, em 1985, de um acidente com um avião da Air France no aeroporto do Galeão, no Rio. "Eu parei a frota de 747 do mundo inteiro para que a peça fosse alterada. De mil aeronaves, 11 tinham o mesmo problema", disse o coronel aviador Douglas Ferreira Machado, diretor do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Na época, o reverso de uma das turbinas do 747 da Air France não abriu no pouso e o avião derrapou na pista, quase batendo em duas outras aeronaves. "Se chegarmos à conclusão que uma alteração do projeto aumentará a segurança do avião, essa recomendação deve ser cumprida pela fábrica", disse Machado. A função do Cenipa nessa investigação é justamente essa: propor alterações nas regras de avião e nas aeronaves que aumentem a segurança dos vôos futuros. Segundo o órgão, uma recomendação de mudança não significa que o avião seja inseguro. (MG) Texto Anterior: Relatório não visa apontar culpa Próximo Texto: Fokker não faz comentários Índice |
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