São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra em Salvador leva artistas a pintarem Pelourinho

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O Pelourinho (centro histórico de Salvador) será retratado a partir de hoje -e até domingo- por 102 artistas plásticos da Bahia, São Paulo, Goiás e de países como França, Estados Unidos e Polônia.
Os artistas vão participar do 2º Festival de Artes Visuais do Pelourinho. Nos três dias, cada artista vai escolher uma paisagem do Pelourinho para pintar uma tela de 80 por 70 centímetros.
"O mais importante é que os trabalhos serão realizados ao ar livre, no próprio Pelourinho", disse Maria Luedy, 32, uma das organizadoras do evento.
Entre os artistas que vão participar do festival estão Aldemir Martins, Artur Pisa, Calasans Neto, Carlos Bastos, Carybé, Floriano Teixeira, Jenner Augusto, Mário Cravo Junior e Siron Franco.
Na segunda-feira, todas as telas estarão expostas no shopping do Pelô (r. das Laranjeiras, 12, Pelourinho). Até 1º de dezembro, as telas ficam em exposição e poderão ser compradas.
Maria Luedy disse que 50% do valor de cada obra serão do pintor. Os outros 50% serão divididos entre o marchand e os organizadores. "Vamos empregar o dinheiro arrecadado para promover outros eventos no Pelourinho", disse.
Segundo ela, o festival de artes plásticas pretende mostrar que o Pelourinho não pode ser utilizado apenas como um espaço para a dança e a música.
"Diferentemente dos músicos, os artistas plásticos trabalham de uma forma isolada e acabam esquecendo que fazem parte de uma engrenagem", disse Maria Adair, coordenadora geral do evento.
Tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade, o centro histórico de Salvador tem cerca de 3.000 casarões dos séculos 17 e 18. Nos últimos cinco anos, cerca de 700 casarões já foram completamente restaurados.

Texto Anterior: Miami vê paixão de Basquiat pela serigrafia
Próximo Texto: Flórida inaugura hoje festival dedicado às artes brasileiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.