São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenaway anuncia projeto que terá oito horas de duração

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O diretor britânico Peter Greenaway anunciou que realizará seu próximo trabalho na cidade de Barcelona.
O filme será uma produção de oito horas, a ser exibida em várias mídias: cinema, TV, Internet e CD-ROM.
O projeto se chamará "A Fruta Quádrupla", que tratará de um sistema de reprodução que necessita, para sua eficácia, de quatro pessoas.
Greenaway fez o anúncio do projeto durante a apresentação da exposição "Voar Por Cima D'água - A Aventura de Ícaro", que ele prepara para fevereiro, na Fundação Miró, em Barcelona.
O cineasta disse que pensa ainda em um outro filme, baseado em Medéia, a figura mitológica que mata seus filhos.
A obra pretende ser uma reflexão sobre o direito que as mães têm sobre a vida e a morte de seus filhos, uma vez que a sociedade condena o aborto.
Esses projetos, que o realizador pensa em fazer a longo prazo, pretende explorar a ruptura, uma idéia já presente em "O Livro de Cabeceira", seu mais recente filme, que estréia hoje em São Paulo.
A exposição "A Aventura de Ícaro" também trata do mesmo tema, como disse Greenaway.
"Quero que as pessoas venham a essa exposição como quem chega à estréia de um grande filme, com alusões ao sexo e humor, com a vantagem de não estar limitado ao suporte que o cinema oferece, pois o público crê em sua dimensão pessoal."
Um total de 30 instalações compõem a exposição que investiga o mito de Ícaro, o primeiro ser humano que tentou voar e morreu ao cair sobre as águas.
A partir do mito, Greenaway cria uma reflexão sobre a idéia de voar, tanto na água quanto no cinema, conceitos que se repetem em toda sua obra.

Texto Anterior: Liv Ullmann conta sua história de amor
Próximo Texto: Diversidade da 20ª Mostra é desprezada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.