São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Van Damme dispensa o roteiro

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Tem gente que adora falar que os filmes de Jean-Claude Van Damme são uma pancadaria só, sem preocupação em ter um bom roteiro. Pois essa é a virtude de "Risco Máximo", mais recente aventura do astro belga das artes marciais.
Não é que o roteiro seja ruim, ele simplesmente não existe. O filme é uma sucessão de cenas de ação, todas boas, algumas até espetaculares. Entre elas, alguns clichês.
Van Damme é o policial francês Alain Moreau. Um homem é assassinado em Nice e, para espanto de Moreau, o cadáver é seu sósia.
O morto é o irmão gêmeo do policial. Separado de Moreau ainda bebê, foi adotado por soviéticos e se tornou Mikhail Suverov. Disposto a descobrir os assassinos, Moreau assume a identidade de Suverov e viaja para Nova York.
Nos EUA, Moreau encontra a garota do irmão e descobre a ligação dele com a Máfia russa. Não demora muito para que os assassinos de Suverov saiam atrás de Moreau e da garota. E a brincadeira de gato e rato vai até o fim do filme.
O diretor é Ringo Lam, mais uma revelação de Hong Kong que mostra ter talento para seguir os passos de John Woo. O mérito do filme é a coreografia das lutas (sempre a cargo do próprio Van Damme) e os insólitos cenários das brigas.
O ator troca porradas num prédio em chamas, num elevador e num matadouro repleto de sanguinolentos porcos pendurados.
Outra briga acontece numa sauna masculina. Van Damme e seu adversário loiro vestem sumárias toalhas, cena que tem tudo para causar furor no público gay.
Destaque mesmo é a ex-modelo Natasha Henstridge (que virou atriz em "A Experiência") como Alex, a garota de Suverov. É linda, um palmo mais alta do que Van Damme, e até demonstra talento.
Com tanta ação, "Risco Máximo" é um filme razoável, mas é um videogame bem legal.

Filme: Risco Máximo
Produção: EUA, 1996
Direção: Ringo Lam
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Natasha Henstridge, Jean-Hughes Anglade
Cinemas: Center Iguatemi 2, Metrópole e circuito

Texto Anterior: '1º Amor de um Homem' lembra seriado
Próximo Texto: Cinemateca dá 2ª chance a filme talentoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.