São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gene causa morte súbita, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um gene "defeituoso" pode ser a causa de arritmias cardíacas, responsáveis por casos de morte súbita.
A descoberta, apresentada em dois estudos publicados pela revista "Nature", se deu a partir de pesquisas sobre uma anomalia cardíaca rara, a síndrome do QT longo, causadora de arritmias.
O coração é um músculo que mantém seu ritmo por meio de impulsos elétricos.
As membranas dos músculos cardíacos contêm um repertório de canais de íons que são responsáveis pela geração de ondas de excitação elétricas (causadoras das contrações).
Segundo Michel Lazdunski, pesquisador do Instituto Francês de Farmacologia Molecular e Celular de Valbonne (França), o gene LQT-1 é responsável pela síntese de uma proteína que, associada a outra, forma um canal de transporte de íons de potássio.
A estrutura é fundamental para a manutenção de um ritmo cardíaco regular. Na síndrome, o gene é defeituoso, e o mecanismo se abala.
As pesquisas permitirão que se façam tratamentos mais corretos para arritmias cardíacas, disse M. C. Sanguinetti, da Universidade de Utah em Salt Lake City (EUA).

Texto Anterior: Combinação de remédios reduz Aids em crianças
Próximo Texto: Ieltsin levanta e faz decreto contra comunistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.