São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Fim do suspense; Grande abacaxi; Proposta seca; Espera secular; Nó em fumaça; A voz do dono; Ver para crer; Bandeira de esquerda; Fogueira das vaidades; Pepino garantido; Embrião legislativo; Ambiguidade tupiniquim; Sem esquerda e direita; Pulverização sindical; Com a barriga; Tudo por barulho; Visitas à Folha

Fim do suspense
Decisão de FHC: o Ministério da Saúde é de sua cota pessoal e o substituto definitivo de Adib Jatene será indicado logo após o segundo turno das eleições. O presidente não quer dar espaço a pressões por barganha política.

Grande abacaxi
O Planalto nomeará um ministro ou um secretário-executivo com perfil de gerente para a Saúde. Para administrar uma verba que é grande, mas que é menor do que os problemas do setor.

Proposta seca
O PFL quer deixar a desincompatibilização para a lei eleitoral de 98. É parte da estratégia de enxugar a emenda da reeleição.

Espera secular
O Ministério da Justiça acertou com o Incra a regularização fundiária de três quilombos remanescentes, na Bahia (Rio das Rãs) e no Pará (Água Fria e Pacoval). Os títulos de propriedade devem sair até o final do mês.

Nó em fumaça
FHC ouviu a seguinte restrição à possibilidade de Luiz Carlos Santos presidir a Câmara: "Esperteza demais não é sabedoria".

A voz do dono
É atribuída a Clóvis Carvalho (Casa Civil) a mudança de discurso de José Carlos Seixas. Um tucano diz que o ministro interino da Saúde foi tomar aulas com Carvalho, gerentão do Planalto e braço-direito de FHC.

Ver para crer
José Aníbal diz que não é enrolação: "Aprovar a emenda da reeleição é a pedra de toque para deslanchar toda a reforma política", avalia o líder tucano.

Bandeira de esquerda
Os petistas Eduardo Suplicy e Paulo Teixeira vão ao Palácio dos Bandeirantes na quinta. Com proposta de renda mínima.

Fogueira das vaidades
"Ele só quer aparecer", dispara um parlamentar tucano, sobre a iniciativa de Sandro Mabel (PMDB-GO), que bancou o 1º comitê pela reeleição de FHC.

Pepino garantido
Jungmann (Política Fundiária) designou Petrus Abib (Incra na gestão Andrade Vieira) para desenrolar o nó das fraudes fundiárias no leste do Pará.

Embrião legislativo
Paulo Bornhausen (PFL-SC) diz que uma comissão do Parlamento Europeu deve contribuir com US$ 1 mi para ajudar na criação de uma assembléia parlamentar do Mercosul.

Ambiguidade tupiniquim
A CNBB teve que intervir para FHC marcar audiência com José Ramos-Horta, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela luta de independência do Timor Leste contra a Indonésia. O Itamaraty estava criando problemas.

Sem esquerda e direita
O governador Vitor Buaiz (PT-ES) está com dificuldades para montar um secretariado suprapartidário. Há poucos nomes de peso no PSDB e PMDB dispostos a aceitar os convites.

Pulverização sindical
Diretores do Sindicato dos Eletricitários de Campinas discutiram com o secretário David Zylbersztajn (Energia) a criação de um clube de investidores para participar da privatização das energéticas paulistas.

Com a barriga
Os deputados estaduais paulistas prorrogaram seus mandatos, que terminariam em 31 de dezembro de 97, até 15 de março de 98. Para completar quatro anos. A mesma medida havia sido tomada na legislatura anterior.

Tudo por barulho
Marta Suplicy (PT) desistiu do projeto de reserva de 10% do tempo das TVs a filmes nacionais, anunciado durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Razão: foi alertada de que não há produção suficiente.

Visitas à Folha
O ex-ministro da Saúde Adib Jatene visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
O embaixador da Argentina, Diego Ramiro Guelar, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do cônsul-adjunto da Argentina em São Paulo, Eduardo Gómez.

TIROTEIO
De Delfim Netto (PPB-SP), julgando "confusas" as recentes medidas fiscais do governo, como a MP do imposto único para a micro e pequena empresa:
- As intenções são boas. Mas, em matéria de competência, os gênios do governo deixam muito a desejar.

Próximo Texto: Vida de candidato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.