São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mestre Ambrósio toca em SP

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mestre Ambrósio é um personagem do Cavalo Marinho, festa tradicional nordestina, variante do bumba-meu-boi, que começa em agosto e vai até janeiro. É também o nome da banda pernambucana que toca durante os sábados de novembro no Blen Blen Club.
Misturando ritmos nordestinos, como o maracatu, o baião e o forró, os seis integrantes do conjunto atingem o equilíbrio fazendo a ponte entre o popular e o erudito, o acústico e o elétrico, o regional, o urbano e o internacional.
Com um arsenal de mais de 20 instrumentos, que vai da rabeca (tipo de violino) às percussões "de efeito" criadas pelo grupo com objetos como tampas de xampu, o Mestre Ambrósio mostra em São Paulo as músicas que já estouraram no Nordeste e na Europa.
Hélder Vasconcelos, músico que, além de tocar fole de oito baixos (espécie de sanfona) e cantar, faz performances em que encarna personagens do imaginário nordestino, diz que a grande virtude do grupo é que cada integrante trouxe uma espécie de bagagem diferente.
Aquele que se veste como Mestre Ambrósio nos folguedos do Cavalo Marinho representa todas as personagens que participam dessa tradição.
Assim, mostra os trejeitos de figuras como a Velha do Bambu e do próprio Cavalo Marinho. A banda, do mesmo modo, apresenta com um estilo "forró pé-de-calçada" as múltiplas facetas do cancioneiro nordestino.

Show: Mestre Ambrósio
Quando: todos os sábados de novembro, a partir das 23h
Onde: Blen Blen Club (r. Cardeal Arcoverde, 2.958, tel. 815-4999)
Ingressos: R$ 15

Texto Anterior: Gil faz show beneficente no Anhembi
Próximo Texto: Filme gay pré-estréia em "boate"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.